Edição 54

Ano 14

Número 54
Julho - Agosto de 2021

As preocupações que pautaram a reunião que definiu esta edição foram debatidas à exaustão pelo Conselho Editorial da Revista Interesse Nacional. Mais de duas horas transcorrem entre os primeiros temas sugeridos e os que foram surgindo ao longo do encontro on-line. Todos mereciam considerações antes de se convidar os articulistas que sobre eles se debruçariam. Era necessário traduzir as questões que enfrentamos ainda como reflexo do momento pandêmico pelo qual passamos.

A educação, por exemplo, vive profundas transformações com a nova configuração do ensino à distância imposta pelo Covid-19. Situação agravada pelos desníveis de acesso à tecnologia e à internet. O que o futuro reserva aos estudantes em relação à precarização desse ensino on-line desse período?

 

Da mesma forma, outro tema relevante trata da presença das Forças Armadas no centro político do atual governo. Há militares em todas as esferas do Executivo em Brasília. O que isso sinaliza? A edição traz dois artigos que tratam do cenário. Como a presença massiva de militares foi se dando? Teremos um “Partido Militar” no Brasil como sugere um dos articulistas?

 

Outro ponto crucial, que ronda as democracias, entre elas a nossa, aborda como lidar com populistas que governam no limite do confronto em busca da permanência no poder. A edição apresenta a necessária formação de uma frente na política brasileira: Há um caminho para o centro no cenário da disputa eleitoral no Brasil?

 

Por fim, a política externa e o lugar do Brasil no mundo, assim como a posição do governo na Cúpula do Clima e as propostas do Plano Amazônia para combater o desmatamento também estão na edição.

 

Não falta abordagem merecedora de atenção. Então, boa leitura.

 

 

<

Artigos nesta edição