[stock-market-ticker symbols="AAPL;MSFT;GOOG;HPQ;^SPX;^DJI;LSE:BAG" stockExchange="NYSENasdaq" width="100%" palette="financial-light"]

in news

Notas de interesse de 4/5/22 – Lula na capa da Time, fiscalização internacional da eleição, diplomacia de fertilizantes e mais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Uma seleção das principais notícias que interessam ao posicionamento internacional do Brasil na imprensa nacional e na mídia estrangeira.

Lula na Time – O gênero que atribuímos a uma história de vida depende muito de como ela termina. A vida de Luiz Inácio Lula da Silva já completou vários arcos dramáticos. Primeiro, a jornada do herói: uma criança nascida na pobreza se muda para a cidade grande, sobe para liderar um sindicato e depois se torna o presidente mais popular da história do Brasil moderno. Em abril de 2021, a Suprema Corte do Brasil anulou as condenações por corrupção que haviam excluído Lula. A decisão bombástica colocou o Brasil a caminho de um confronto entre o esquerdista Lula e o atual presidente de extrema direita Jair Bolsonaro nas eleições de outubro de 2022 (Time).

Imigração – O número de brasileiros vivendo na Irlanda mais que quintuplicou nos últimos seis anos. Em 2016, eram 13,6 mil pessoas, segundo o censo local. Hoje, de acordo com estimativas elaboradas pela Embaixada do Brasil em Dublin, esse número alcança os 70 mil (BBC News Brasil).

Diplomacia do fertilizante – O novo ministro da Agricultura do Brasil, Marcos Montes, visitará Jordânia, Egito e Marrocos em uma turnê a partir desta semana para discutir o aumento das importações de fertilizantes desses países. “É uma peregrinação que estamos chamando de diplomacia de fertilizantes”, disse Montes (Reuters).

Sem liberdade de imprensa – O “caos da informação” e a desinformação alimentam as tensões internacionais e as divisões na sociedade, alertou a organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) na edição anual de do seu ranking mundial da liberdade de imprensa. Entre os países com situação “problemática” estão Brasil (110º), Equador (68º) e Chile (82º). No ranking do ano passado, o Brasil havia ficado na 111ª posição entre os 180 países analisados (O Globo).

Desmatamento – Menos de 3% dos alertas de desmatamento emitidos no Brasil pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e por outras ferramentas de monitoramento de desmate no país, desde o início da gestão de Jair Bolsonaro (PL), foram fiscalizados ou ocorreram em áreas com autorização para supressão de vegetação (Folha).

Fiscalização de eleições – O Tribunal Superior Eleitoral desistiu de ter a União Europeia como observadora oficial das eleições de 2022. A corte havia decidido ampliar o número de entidades internacionais que irão acompanhar o pleito deste ano, mas a falta de colaboração do Ministério das Relações Exteriores dificultou a concretização do plano de trazer os europeus para o Brasil (Folha). Senado vai convidar Parlamento Europeu para observar eleições e contornar veto do governo (Folha).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

newsletter

Receba as últimas atualizações

Inscreva-se em nossa newsletter

Sem spam, notificações apenas sobre novas atualizações.

Última edição

Categorias

Estamos nas Redes

Populares