07 janeiro 2025

Amazônia e turismo pintam imagem internacional positiva do Brasil na virada do ano

Série de reportagens sobre a Floresta Amazônica em jornal português e notícias sobre aumento do turismo de argentinos no país marcaram o começo de 2025 com uma projeção favorável do país no exterior

iii-Brasil – de 30/12/24 a 5/1 de 2025

Visibilidade: 37 reportagens em 7 veículos analisados

Classificação das notícias:

43% Neutras

19% Negativas

38% Positivas

Uma série de reportagens sobre a Floresta Amazônica e várias notícias sobre o fluxo de turistas argentinos no país ajudaram a pintar uma imagem internacional positiva do Brasil na virada do ano. 

No total, foram registrados na primeira semana de janeiro 37 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume abaixo da média semanal do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil). O período registrou uma maioria de textos de tom neutro (43%), 38% de menções positivas e apenas 19% de textos de tom negativo. 

Entenda como funciona o iii-Brasil

“Um barco, um rio, uma floresta imensa: somos minúsculos no gigantismo da Amazônia”, diz o título de uma reportagem do jornal português Público. O veículo publicou várias reportagens sobre a Amazônia, a maior parte delas com um enfoque positivo e impressionado com a importância do bioma e dos seus encantos. “A natureza foi muito generosa com o município brasileiro, que se orgulha das suas mais de cem cachoeiras documentadas. Fica a cerca de 120 quilômetros de Manaus”, diz outro texto da série, sobre Presidente Figueiredo.

No argentino Clarín, o foco é o aumento de turistas do país que viajaram para o Brasil. “Uma ‘explosão’ de carros e ônibus ocorre na travessia Paso de los Libres-Uruguayana, a mais movimentada dos turistas argentinos que escolhem as praias brasileiras para passar o verão. Segundo dados a que o Clarín teve acesso, passarão em média 20 turistas por minuto pelo país vizinho”, diz uma de várias reportagens sobre o tema no jornal.

Retrospectiva 

Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 58 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados. 

Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 52% de reportagens de tom neutro, 28% de menções com tom negativo e 20% de textos positivos sobre o país. 

O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros. 

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

Cadastre-se para receber nossa Newsletter