Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/storage/c/6b/bd/interessenaciona1/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Interesse Nacional
12 abril 2022

Entenda como funciona o Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil), monitoramento de notícias sobre o Brasil no exterior

Com o objetivo de analisar a forma como o Brasil aparece na mídia estrangeira, a Interesse Nacional desenvolveu o Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil), um levantamento quantitativo e qualitativo, cientificamente embasado, sobre o lugar do país no mundo e sua imagem no exterior.

Por Daniel Buarque e Fabiana Mariutti*

A mídia internacional é vitrine e espelho do Brasil. Ela mostra o que acontece no país para o resto do mundo e tem um forte papel em moldar a percepção que estrangeiros têm do país, enquanto também reflete uma interpretação da nação e da própria identidade brasileira.

Entender como o Brasil é retratado na imprensa internacional, portanto, é fundamental para entender o lugar que outras nações veem ser ocupado pelo país nas relações globais e para desenhar estratégias para melhor inserção internacional do Brasil.

Com o objetivo de analisar a forma como o Brasil aparece na mídia estrangeira, a Interesse Nacional desenvolveu o Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil), um levantamento quantitativo e qualitativo, cientificamente embasado, sobre o lugar do país no mundo e sua imagem no exterior.

Leia artigo com embasamento teórico e metodológico para a criação do iii-Brasil

A pesquisa é atualizada semanalmente, com um índice que vai indicar se a imagem do Brasil na imprensa internacional foi mais positiva, negativa ou neutra, e um artigo de opinião sobre os principais destaques a respeito do país na mídia do resto do mundo. O trabalho é desenvolvido pelos pesquisadores Daniel Buarque (editor-executivo da Interesse Nacional e doutorando pelo King’s College London e pela USP) e Fabiana Mariutti (pesquisadora e Consultora sobre gestão de marca de lugar e negócios internacionais que estuda a marca Brasil desde 2010). Ele tem como base o artigo acadêmico “Good News, Bad News or Just News: How UK Broadsheets project Brazil”, publicado pelos autores em 2020.

Para determinar o iii-Brasil, o levantamento coleta dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China).

Cada notícia coletada é analisada com o uso de planilhas que detalham o destaque dado ao Brasil e mensuram a abordagem usada no texto. Cada artigo é classificado usando método já consagrado academicamente, indicando como “positivos” se forem essencialmente “boas notícias”, negativos se forem “más notícias” –ambas podendo alterar a percepção externa sobre o país– e neutros se forem factuais e não apresentarem nenhuma notícia negativa ou positiva.

Atualizado a cada semana, o iii-Brasil indica a evolução da percepção externa do Brasil sob a perspectiva da mídia estrangeira. Além do índice atualizado, a Interesse Nacional também publica semanalmente um artigo com abordagem qualitativa analisando os principais destaques sobre o Brasil na imprensa estrangeira. Neste caso, a metodologia permite avaliar outros veículos de mídia além dos selecionados para o estabelecimento do iii-Brasil, na tentativa de lançar um olhar mais amplo sobre a percepção externa a respeito do lugar do Brasil. Juntas, as avaliações vão permitir entender melhor o posicionamento do país no mundo, bem como conhecer as vulnerabilidades e oportunidades para a diplomacia e o comércio exterior brasileiros.


* Daniel Buarque é editor-executivo do Interesse Nacional, pesquisador no programa de doutorado em Relações Internacionais do Brazil Institute do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. É jornalista, tem mestrado em Brazil in Global Perspective pelo KCL e é autor do livro “Brazil, um país do presente” (Alameda)

Fabiana Gondim Mariutti é pesquisadora doutora e consultora sobre gestão de marca de lugar e negócios internacionais; pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração com Bacharel em Comunicação Social. Estuda a marca Brasil desde 2010.

O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros. 

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

Cadastre-se para receber nossa Newsletter