Semana foi de baixa visibilidade e não teve predominância de um único tema relacionado ao país em debate na imprensa estrangeira; Le Monde publicou longa reportagem sobre a política do governo para os povos originários
Compilação de dados do segundo ano do Índice de Interesse Internacional mostra que a abordagem da mídia internacional em relação ao país melhorou, enquanto o número de menções ao Brasil no exterior caiu quase 30%
Sem semana de baixa visibilidade no resto do mundo, a notícia de um barco encontrado no Pará com 25 corpos de pessoas que tentavam migrar – provavelmente para a Europa – foi uma das que mais chamou a atenção no mundo
Pedido de desculpas do Estado brasileiro é descrito como um avanço, mas apontado como um esforço insuficiente enquanto povos originários continuam a enfrentar dificuldades. Imprensa estrangeira também tratou de problemas no desmatamento no país
Apenas 28 reportagens destacaram temas relacionados ao Brasil nos veículos analisados pelo índice no período, menos da metade da média semanal. Dados sobre desmatamento estão entre os principais temas abordados, mostrando o país como exemplo positivo para o mundo
Revelação feita pelo ‘New York Times’ teve repercussão nos principais veículos da mídia internacional, se destacando como principal notícia sobre o país no resto do mundo
Reportagens publicadas no exterior trataram dos depoimentos de militares que marcam a primeira vez que Bolsonaro é diretamente citado por ter buscado ativamente esforços para permanecer no poder
O ‘place branding’ efetivo vai além de símbolos, eventos e campanhas – requer engajamento dos cidadãos, governança estratégica e investimentos públicos para solidificar o posicionamento global do Brasil e garantir um futuro próspero para a nação e para seu povo
Reportagens sobre diferentes temas ligados ao ambiente tiveram destaque na mídia estrangeira com enfoque negativo
Artigo publicado pela Economist apontou avanços na ‘volta’ do país ao contexto global, mas indicou que inconsistências do presidente ameaçam o prestígio brasileiro. Estudo sobre status internacional do Brasil mostra que essa visão de um país sem uma estratégia global clara é antiga e se aplica historicamente à busca por reconhecimento internacional