14 janeiro 2025

Globo de Ouro para Fernanda Torres projeta imagem positiva do país

Prêmio conquistado pela atriz brasileira destacou o cinema nacional na imprensa estrangeira, com elogios ao trabalho dela e ao filme ‘Ainda estou aqui’

iii-Brasil – de 06 a 12/01/2025

Visibilidade: 52 reportagens em 7 veículos analisados

Classificação das notícias:

50% Neutras

25% Negativas

25% Positivas

A conquista do Globo de Ouro pela atriz brasileira Fernanda Torres teve ampla repercussão na imprensa estrangeira e ajudou a projetar uma imagem positiva do país no resto do mundo. De forma geral, a cobertura incluiu elogios à atuação de Torres e ao filme nacional Ainda estou aqui 

No total, foram registrados na segunda semana de janeiro 52 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume abaixo da média semanal do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil). O período registrou uma maioria de textos de tom neutro (51%), 25% de menções negativas e apenas 24% de textos de tom positivo. 

Entenda como funciona o iii-Brasil

“A única das candidatas a melhor atriz de drama no Globo de Ouro que conseguiu andar pelas ruas de Los Angeles, e de meio mundo, sem que ninguém prestasse muita atenção nela, venceu no último domingo. A brasileira Fernanda Torres, 59, estrela de Ainda Estou Aqui, que conta a história real da esposa de um homem desaparecido durante a ditadura, levou a glória ao derrotar um quinteto do calibre de Kate Winslet, Nicole Kidman, Angelina Jolie, Tilda Swinton e Pamela Anderson”, relatou o espanhol El País.

O jornal americano The New York Times chamou o prêmio a Torre de inesperado, e disse que foi um dos momentos mais “refrescantes” da noite de gala do cinema nos EUA. 

O português Público colocou no ar três reportagens diferentes sobre a premiação, incluindo um depoimento da atriz, uma lista de papeis importantes dela na história do cinema nacional e uma fala de Demi Moore sobre a brasileira. 

Retrospectiva 

Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 58 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados. 

Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 52% de reportagens de tom neutro, 28% de menções com tom negativo e 20% de textos positivos sobre o país.

O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros. 

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

Cadastre-se para receber nossa Newsletter