28 janeiro 2025

Posse de Trump, deportação dos brasileiros, meio ambiente e turismo impactam a reputação do Brasil no exterior  

Temas diversos sobre o Brasil marcam a semana na imprensa estrangeira, que registrou um predomínio de notícias de tons neutro

iii-Brasil – 20 a 26 de janeiro de 2024

Visibilidade: 49 textos

Classificação das notícias:

48% Neutras

24% Negativas

28% Positivas

Na quarta semana de janeiro, quatro temas de noticias prevalcem na mídia internacional: a posse do norte-americano Donald Trump, a deportação dos brasileiros ilegais dos Estados e as questões ambientais marcam negativamente o país; já o turismo brasileiro favorece a reputação positiva do Brasil no exterior.

A coleta de dados do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) encontrou na quarta semana de janeiro o total de 49 artigos com menções de destaque ao Brasil nos sete veículos de imprensa estrangeiros analisados. O período registrou prevalência de textos de tom neutro (48%) seguido de uma leve alta na proporção dos textos de tom positivo (28%), com a diminuição de notícias de tom negativo (24%).

O jornal espanhol El País noticia que a América Latina recebe Trump friamente, com exceção da argentina Milei, que estava presente na cerimônia, os presidentes dos principais países da região preferiram por mensagens formais de felicitações ou simplesmente pelo silêncio. Após a possse, Lula parabenizou Trump em nota oficial e reforçou que a relação bilateral é marcada “por uma história de cooperação baseada no respeito mútuo e numa amizade histórica”. Os Estados Unidos são o segundo maior parceiro comercial depois da China.

O jornal argentino Clarín noticia que o  Governo Lula da Silva denunciou que os brasileiros deportados dos EUA foram algemados e condenou abusos. O jornal britânico The Guardian também aborda essa questão delicada desencadeando o primeiro choque diplomático entre a nova administração de Trump e o presidente esquerdista do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.  jornal português Público relata que os brasileiros deportados dos EUA queixam-se de falta de condições em voo, estavam algemados e desidratados –  o avião que transportava 88 passageiros brasileiros foi obrigado a pousa em Manaus e as algemas foram retiradas aos passageiros apenas após a intervenção da polícia federal.

O The Guardian publica sobre os líderes mundiais, ministros e figuras-chave na diplomacia climática, um por um, reafirmaram seu compromisso com o acordo de Paris esta semana, em resposta à ordem de Donald Trump de retirar os EUA do pacto. Ainda, destaca que a fala de Marina Silva, ministra do Meio Ambiente do Brasil, que sediará as negociações da Cop30 em Belém em novembro: “[As decisões de Trump] são o oposto de políticas guiadas por evidências trazidas pela ciência e pelo senso comum, impostas pela realidade de eventos climáticos extremos, inclusive em seu próprio país.” No jornal Público, a reportagem sobre a questão climática informa que a área queimada em 2024 equivale a mais de três vezes o território de Portugal. No texto do El País, tal área compara-se com o tamanho da Itália, cujos fogos destroem um 80% mais de vegetação do que em 2023 e alcançam os 300.000 quilômetros quadrados, sobre todo o Amazonas, segundo a rede brasileira MapBiomas. 

Sobre as menções positivas do turismo brasileiro, o El País celebra o país gigante e diverso que busca seduzir a Europa, Brasil, o  sul-americano ultrapassa o recorde em 2024 de visitantes internacionais e prevê crescimento entre 8% e 10% nos próximos dois anos. O Clarín publica sobre viajar para o Brasil ficou mais barato: “Tax Free é autorizado para restituição de impostos a estrangeiros”. O Público já destaca os incentivos turísticos internacionais da cidade de Maricá no Rio de Janeiro.

Um texto do El País relembra o aniversário da cidade de Sao Paulo, seus 471 anos no dia 25 de janeiro: “O centro da vida da cidade brasileira é esta rua de mais de três quilômetros onde coexistem edifícios clássicos do início do século XX com arranha-céus gigantescos. Atrás dos seus muros escondem-se museus com joias artísticas, cafés com jardins interiores e restaurantes”.

Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil, ao estudar a imagem internacional do Brasil, coletou e analisou em média 54 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados. 

Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 53% de reportagens de tom neutro, 28% de menções com tom negativo e 20% de textos positivos sobre o país.

O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros. 

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

Cadastre-se para receber nossa Newsletter