Empregos diminuem na indústria do Estado de São Paulo
A diminuição foi mais vertiginosa em cidades com mais de 1 milhão de habitantes
Por J. Perossi*
Dados do Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) mostram que a oferta de empregos no setor industrial decaiu no Estado de São Paulo desde 2012. A diminuição observada pela fundação foi de 17,8%, o que equivale a 388.031 postos de trabalho. Na Região Metropolitana a participação da indústria na empregabilidade decaiu 6,1%, indo de 38,5% para 32,4% no período observado. Mesmo em municípios com aumento da participação industrial, como Campinas (2,1%) e a Região Administrativa de Sorocaba (1%), o número bruto de empregos decaiu.
Recortes populacionais
O levantamento definiu recortes de análise conforme o tamanho da população de cada município. Os municípios com mais de 1 milhão de habitantes apresentaram uma queda de 5,7% (22% – 16,3%) na participação dos empregos industriais. Já os municípios entre 1 milhão e 500 mil habitantes tiveram queda de 0,9% (9,8% – 8,9%).
Contudo, os municípios bem menores, com população entre 20 mil a 50 mil habitantes, apresentaram aumento de 2,5% (10,1% – 12,6%). O mesmo ocorreu entre as cidades com população entre 5 mil a 10 mil habitantes, em que a participação subiu de 8% para 13%.
Segundo especialistas, a dinâmica pode ser atribuída à combinação de avanços tecnológicos e realocações estratégicas de operações industriais para outros Estados, num processo conhecido como interiorização da indústria.
*Sob supervisão de Cinderela Caldeira e Paulo Capuzzo
Este texto é uma reprodução autorizada de conteúdo do Jornal da USP - https://jornal.usp.br/
Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional