Ano 17 / Edição Especial - Nov.2024

Download PDF

Apresentação

O tratamento  da  mudança  do  clima  ganha,  novamente,  destaque  na  Revista  Interesse  Nacional. A 30a  edição da Conferência das Partes (COP 30) da ‘Convenção Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima’ (UNFCCC), prevista para ocorrer em Belém, PA, em 2025, marcará o início da segunda fase na implementação do Acordo de Paris. Na ocasião, é esperado que os países tenham apresentado novas e mais ambiciosas ‘contribuições nacionalmente determinadas’ (NDCs). No entanto, o aumento de ambição almejado para a COP 30 está sujeito aos resultados alcançados nas edições de Dubai (COP 28) e de Baku (COP 29), onde foram discutidos os principais assuntos sobre o financiamento climático, que possibilitará novas NDCs aos países em desenvolvimento.

Em vista desse contexto, o Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Irice), em colaboração com a Universidade de São Paulo (USP) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), organizou o evento A trilha Dubai–Baku–Belém: os desafios das negociações internacionais sobre mudança do clima com o objetivo de analisar os principais assuntos negociados nas COPs mencionadas para subsidiar eventuais posicionamentos do governo brasileiro. O evento, realizado na CNI Brasília nos dias 16 e 17 de setembro de 2024, contou com oito painéis que abordaram temas como mitigação/NDCs, financiamento climático, perdas e danos, adaptação, agricultura, transições justas/justiça climática e a interseção entre clima e oceanos. Participaram desse encontro autoridades do governo federal, representantes da sociedade civil, acadêmicos e membros de organizações privadas e não governamentais, promovendo uma troca de conhecimentos enriquecedora.

O presente  número especial  da Revista Interesse Nacional é um reflexo dos debates e ideias gerados durante esses oito painéis, apresentado sob a forma de policy papers. Nele, aborda-se de forma aprofundada o diagnóstico dos problemas discutidos e as lacunas existentes, fundamentando-se em evidências coletadas de fontes primárias e secundárias, com ênfase nas informações extraídas diretamente dos painéis do evento. Além disso, são oferecidas recomendações práticas que visam orientar as futuras ações do governo brasileiro nas negociações climáticas, reforçando o compromisso com um desenvolvimento sustentável e efetivo frente aos desafios impostos pelas mudanças climáticas. As opiniões expressas nos policy papers são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a posição oficial do governo brasileiro.

Os  vídeos  de  todos  os  painéis  podem ser visualizados nos canais do Irice e da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP

Boa  leitura!

Wânia  Duleba, Matheus F. Rocha Bastos e Rubens Barbosa

Editores


mostra

Acervo de revistas

Edição Especial – Emergência Climática

Número 68

Número 67

Número 66

Número 65

Cadastre-se para receber nossa Newsletter