Edição 60

Download PDF

Editores

Da imagem do Brasil no exterior, deteriorada nos últimos anos em função da polêmica administração capitaneada pelo ex-presidente Bolsonaro, à necessidade de um governo de reconstrução nacional, tendo de volta ao comando da nação Luís Inácio Lula da Silva apoiado por uma frente ampla em defesa da democracia, a edição 60 da Revista Interesse Nacional navega por questões essenciais para o futuro do país.

Qual o tamanho do estrago para o Brasil da era da antipolítica que percorre e afeta o mundo? Quais os desafios que o legado da gestão bolsonarista coloca para o terceiro mandato de Lula? Os artigos no atual número tentam esmiuçar. Há um entendimento de que os caminhos se desenham a partir do que será herdado, o que permite vislumbrar o que virá. Pode haver armadilhas ideológicas diante das credenciais democráticas do PT, embora o partido tenha defendido a democracia frente ao perigo iminente. Agora, no poder, espera-se que a experiência bolsonarista tenha sido um poderoso antídoto, que não pode se apresentar sob outra roupagem.

Nossos articulistas consideram que o mundo de 2023 é mais complexo, incerto e violento do que há 20 ou 30 anos. Nesse cenário, os interesses nacionais devem caminhar em busca da colaboração em temas de interesse mútuo, com o meio ambiente e a mudança do clima ganhando destaque. O Brasil não deve escapar dessa direção geral. Na mesma toada, o balanço da atuação do Brasil no Conselho de Segurança da ONU indica a necessidade de reforma do órgão, de maneira a torná-lo mais legítimo e representativo das realidades políticas do século XXI, sendo inaceitável que regiões inteiras do planeta sejam alijadas de processos decisórios centrais do Conselho.

Há desafios urgentes como reformas no Ministério da Defesa e relacionados à compreensão da crescente relevância do voto evangélico nas eleições brasileiras, assim como o restabelecimento da responsabilidade histórica do papel do Itamaraty como formulador e executor da política externa do país. Todos são temas da pauta de 2023 e da edição da Interesse Nacional.

Boa leitura!

Artigos:

Outras edições

Ver todas

Edição 65

Edição 64

Edição 63

Edição 62

Edição 61

Cadastre-se para receber nossa Newsletter