Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/storage/c/6b/bd/interessenaciona1/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Interesse Nacional
06 junho 2023

iii-Brasil: Aniversário de um ano de morte de Bruno e Dom aumenta visibilidade internacional  do país com tom negativo 

Reportagens especiais sobre a violência e a destruição na Amazônia voltaram a predominar na cobertura da imprensa estrangeira, com atenção aos riscos ambientais que continuam existindo após a troca de governos

Reportagens especiais sobre a violência e a destruição na Amazônia voltaram a predominar na cobertura da imprensa estrangeira, com atenção aos riscos ambientais que continuam existindo após a troca de governos

Por Daniel Buarque e Fabiana Mariutti*

iii-Brasil – de 29/5 a 4/6 de 2023

Visibilidade: 73 reportagens em 7 veículos analisados

Classificação das notícias:

40% Neutras

41% Negativas

19% Positivas

A cobertura jornalística sobre o primeiro aniversário do assassinato do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista brasileiro Bruno Araújo Pereira na imprensa estrangeira ampliou a visibilidade internacional do Brasil ao longo da última semana. Por mais que a data da morte dos dois complete um ano nesta segunda-feira (5), jornais estrangeiros começaram a publicar textos sobre a situação da violência e da falta de proteção ambiental na Amazônia na semana passada, com predomínio de notícias de tom negativo sobre o país.

No total, foram registrados na semana entre o final de maio e o início de junho 73 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume bem próximo da média semanal do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil). A maior proporção dos textos teve tom negativo, atingindo 41% da cobertura sobre o país. As reportagens de tom positivo foram 19% e as neutras foram 40%. 

https://interessenacional.com.br/edicoes-posts/entenda-como-funciona-o-indice-de-interesse-internacional-monitoramento-de-noticias-sobre-o-brasil-no-exterior/

O principal destaque foi dado pelo jornal britânico The Guardian, para quem Phillips escrevia com frequência. O diário inglês preparou uma série especial em homenagem ao aniversário das mortes, com mais de uma dezena de reportagens sobre o caso e a atual situação da Amazônia.

“As mortes de Dom e Bruno foram uma perda incompreensível para seus familiares e amigos –mas também um sinal da violência que ameaça aqueles que destacam os perigos das indústrias extrativas para o mais importante estoque de carbono do mundo. Um ano depois, em colaboração com um consórcio internacional, The Guardian publica o projeto Bruno e Dom: uma série de quatro dias que procura homenagear e dar continuidade ao seu trabalho”, diz. Somente até domingo, a série incluía 17 textos (16 deles com tom negativo).

O aniversário das mortes também teve muita atenção no francês Le Monde, que publicou reportagens sobre a violência na Amazônia. Além disso, o diário parisiense abordou a questão política do caso e da situação da floresta. “Apesar das promessas de Lula, as ameaças ambientais se multiplicam”, diz. 

Outro assunto de grande visibilidade internacional foi a reunião de presidentes da América do Sul em Brasília. Ao contrário da cobertura muito crítica na imprensa brasileira, entretanto, a maioria dos textos publicados nos jornais do exterior teve tom mais neutro, com relatos sobre a reunião e as perspectivas de uma maior integração da América Latina. Alguns artigos criticaram a questão ideológica ligada à questão da Venezuela, mas os relatos de forma geral foram mais factuais.

Um texto de opinião, publicado no espanhol El País, com teor positivo para a reputação do Brasil no exterior é a potencial indicação de uma mulher negra ou indígena para o Premio Nobel da Paz. Outro texto também preza pela positiva imagem do Brasil ao abordar sobre bancos brasileiros não darem empréstimo aos produtores de carne que desmatarem a Amazônia, publica o Clarín.

Retrospectiva 

Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 70 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados. 

Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 49% de reportagens de tom neutro, 33% de menções com tom negativo e 18% de textos positivos sobre o país. 


*Daniel Buarque é editor-executivo do Interesse Nacional, pesquisador do pós-doutorado do IRI-USP, doutor em relações internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. É jornalista, tem mestrado em Brazil in Global Perspective pelo KCL e é autor dos livros “Brazil, um país do presente” (Alameda) e “O Brazil É um País Sério?” (Pioneira).
Fabiana Mariutti atua como pesquisadora, professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Autora dos livros: “Country Reputation: The Case of Brazil in the United Kingdom: Four Stakeholders’ Perspectives on Brazil’s Brand Image(2017) e Country Brand Identity: Communication of the Brazil Brand in the United States of America (2013).

O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros. 

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

Cadastre-se para receber nossa Newsletter