[stock-market-ticker symbols="AAPL;MSFT;GOOG;HPQ;^SPX;^DJI;LSE:BAG" stockExchange="NYSENasdaq" width="100%" palette="financial-light"]

in news

Índice de Interesse Internacional: Destaques sobre o Brasil na mídia estrangeira na semana de 4 a 10 de abril

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Apesar de maioria dos textos da mídia estrangeira ter tom neutro, imagem do país é mais positiva em temas culturais e abordada de forma mais negativa em cobertura de política e economia

Daniel Buarque e Fabiana Mariutti*

iii-Brasil – 4 a 10 de abril de 2022

Visibilidade: 31 reportagens em 7 veículos analisados

Classificação das notícias: 58% Neutras; 26% Negativas; e 16% Positivas 

A imagem do Brasil na imprensa internacional na primeira semana de análise oficial do Índice de Interesse Internacional iii-Brasil revelou um predomínio da neutralidade editorial na forma como o país é abordado ou evidenciado. Na reportagens com teor mais negativo, predominou a cobertura de política e economia, enquanto reportagens sobre esportes e cultura tiveram abordagem mais positiva.

Entenda como é calculado o iii-Brasil, levantamento sobre a imagem internacional do Brasil

Quase 6 em cada 10 textos com menções de destaque ao Brasil, nos veículos da mídia estrangeira avaliados entre os dias 4 e 10 de abril de 2022, usaram um tom factual, sem juízos de valor e sem potencial de influenciar a percepção dos leitores sobre o país de forma danosa ou assertiva — prejudicial ou anuente.

Entre os destaques positivos da projeção do Brasil na imprensa internacional, os conteúdos mais destacados na semana foram ligados a questões culturais e esportivas. Textos sobre música, literatura e futebol abordaram aspectos otimistas do país, o que incluiu uma matéria em enaltecimento à seleção brasileira de futebol, registrado pelo jornal argentino Clarín.

No Público, uma lembrança atual se fez ao show de cantor brasileiro ao retratar com ênfase sobre seu espetáculo em Portugal: “Ivan Lins ao vivo em Lisboa, para nos falar de amor em tempo de guerra” 

Também em termos culturais, o jornal americano The New York Times publicou um obituário muito elogioso em homenagem à escritora brasileira Lygia Fagundes Telles. Autora reconhecida no Brasil e no exterior, Telles foi uma das primeiras mulheres brasileiras a abordarem a sexualidade feminina sob a perspectiva da própria mulher. Ela deixou como legado a  emancipação da mulher e seu papel transformador na sociedade, atuando como uma escritora-testemunha de suas obras. Segundo o jornal, a obra dela retrata mulheres presas em relações insatisfatórias, o que também poderia ser lido como uma alegoria da situação política do Brasil.

As reportagens no Clarín que adotaram tom neutro incluem relatos do anúncio de que Geraldo Alckmin seria o candidato a vice-presidente na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva e notícias das negociações entre o Brasil e a Argentina sobre energia e fertilizantes; um texto sobre o veto de Jair Bolsonaro à Lei Paulo Gustavo de apoio à cultura publicado pelo jornal português Público e, no China Daily foram identificados artigos sobre uma conferência entre a China e países lusófonos com propósitos sobre o fim da pandemia e o crescimento do consumo de marcas chinesas de smartphones na América Latina, são exemplos de notícias imparciais e de teor informativo.

Das reportagens publicadas que apresentaram algum viés no tom adotado ao tratar do Brasil, a maioria tinha abordagem negativa sobre o país. No total, foram encontradas oito reportagens projetando uma percepção desfavorável ao Brasil, impactando na reputação do país no exterior. 

Problemas políticos e econômicos foram os principais focos da cobertura estrangeira mais crítica ao Brasil. 

O jornal português apresentou na semana, por exemplo, reportagens sobre suspeitas de corrupção no governo Bolsonaro e sobre a preocupação da Organização das Nações Unidas (ONU) em torno da possível erupção de violência durante as eleições presidenciais. O Brasil também foi citado em um artigo publicado pelo jornal britânico The Guardian a respeito do enfraquecimento da democracia pelo mundo. Além do tom crítico sobre política, o texto citava o aumento do desmatamento no país nos últimos anos. Já o Clarín, destacou que o Brasil está vivendo uma disparada da inflação, com um dos piores índices em 30 anos. Além disso, o jornal argentino também tratou dos impactos da guerra na Ucrânia para o agronegócio brasileiro, apontando a dependência do país em relação a fertilizantes importados da Rússia.

Esta dicotomia jornalística remete à projeção da imagem positiva do país pautada em questões mais leves, como cultura e esportes, em contraposição a uma projeção negativa de assuntos sérios, como política e economia, é uma evidência constante em estudos anteriores que avaliaram como o Brasil é visto no exterior.

Pesquisas internacionais frequentemente apontam o país como um excelente destino de turismo, de aventura e de lazer, com referências aos lugares exóticos acompanhados da respectiva brasilidade, mas uma nação complexa para fomentar negócios, perpetuar parcerias ou para a própria negociação política. É uma percepção que costuma ser comparada à famosa (e apócrifa) frase que diz que “o Brasil não é um país sério”. Por mais que o conceito de seriedade mereça uma discussão mais aprofundada, é importante ressaltar que a análise da primeira semana de iii-Brasil reproduziu uma interpretação semelhante à de outros estudos de cobertura jornalística ou tópicos relacionados sobre a reputação externa do Brasil. Nessa perspectiva nacional, de embasamento científico e apreciação interpretativa, entre os propósitos do iii-Brasil é repensar as nuances sobre a imagem do Brasil no exterior.

Instabilidade política

Imagens negativas e de instabilidade política também tiveram destaque em veículos que não são analisados sistematicamente pelo iii-Brasil, mas que também têm grande relevância internacional. A narrativa relatada de alguns destes veículos analisados é de fracasso na tentativa de desenvolvimento de uma candidatura de centro para a Presidência do país, a imagem controversa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o recente crescimento da intenção de voto para reeleger Bolsonaro.

A agência de economia Bloomberg foi um dos veículos a destacar o encolhimento da chamada terceira via. “Candidatos presidenciais moderados parecem cada vez mais distantes de desafiar as duas figuras mais polarizantes da política brasileira”, diz, em relação a Lula e a Bolsonaro. De forma semelhante, a revista The Economist publicou um artigo sobre a candidatura de Lula, alegando que os eleitores se dividem entre os que acham que ele é um salvador e os que veem nele um ladrão. Por último, a revista Americas Quarterly publicou um texto sobre o cenário político brasileiro alegando que Bolsonaro pode “apesar de tudo” ainda encontrar um caminho para vencer as eleições, “ou pelo menos alcançar um resultado apertado o suficiente para criar confusão” – em referência a uma possível mobilização para repetir no Brasil a tentativa de invadir o Capitólio para reverter o resultado das urnas, como nos EUA.


* Daniel Buarque é editor-executivo do Interesse Nacional, pesquisador no programa de doutorado em Relações Internacionais do Brazil Institute do King’s College London (KCL) e do IRI-Universidade de São Paulo. É jornalista, tem mestrado em Brazil in Global Perspective pelo KCL e é autor do livro “Brazil, um país do presente” (Alameda).
Fabiana Mariutti é pesquisadora, professora e consultora em negócios internacionais; pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo com bacharel em Comunicação Social pela PUC Campinas, SP. Estuda a marca Brasil e temas tangenciais desde 2010. Anteriormente, trabalhou em organizações nas áreas de Estratégia, Marketing e Branding.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

newsletter

Receba as últimas atualizações

Inscreva-se em nossa newsletter

Sem spam, notificações apenas sobre novas atualizações.

Última edição

Categorias

Estamos nas Redes

Populares