02 janeiro 2024

iii-Brasil: Na última semana do ano, imprensa estrangeira faz balanço do governo Lula com elogios e críticas 

Jornais estrangeiros elogiaram avanços na economia, na política e mesmo no meio ambiente, mas apontam ambiguidades na política contra o aquecimento global e problemas na política externa

Jornais estrangeiros elogiaram avanços na economia, na política e mesmo no meio ambiente, mas apontam ambiguidades na política contra o aquecimento global e problemas na política externa

Por Daniel Buarque e Fabiana Mariutti*

iii-Brasil – de 25 a 31/12 de 2023

Visibilidade: 32 reportagens em 7 veículos analisados

Classificação das notícias:

53% Neutras

25% Negativas

22% Positivas

Reportagens analisando os resultados alcançados pelo primeiro ano do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foram alguns dos principais destaques da cobertura relacionada ao país na imprensa estrangeira. Com tom analítico, veículos internacionais apontaram aspectos positivos do governo, indicando avanços especialmente na economia e na política. Mas também se debruçaram sobre o que apontam como problemas na política externa e ambiguidades na postura ambiental do governo.

No total, foram registrados na última semana completa de dezembro 32 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume muito abaixo da média semanal do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil). A maior proporção dos textos teve tom neutro, atingindo 53% da cobertura sobre o país. As menções negativas foram 25%, e as positivas foram 22%. 

https://interessenacional.com.br/edicoes-posts/entenda-como-funciona-o-indice-de-interesse-internacional-monitoramento-de-noticias-sobre-o-brasil-no-exterior/

“Um ano depois do regresso de Lula, o mundo fará balanços e avaliações, lembrará as conquistas e as derrotas, as promessas cumpridas e as que ficaram no papel”, diz um editorial publicado pelo jornal português Público. O artigo adota um tom positivo sobre a economia ao indicar que “o país que esquece Bolsonaro, pouco a pouco”.

Em outro texto, a mesma publicação indica que ao fim do primeiro ano, Lula triunfou na economia, mas tremeu na diplomacia. “O balanço do primeiro ano do governo de Lula da Silva tem duas reformas económicas importantes, o relançamento da diplomacia brasileira, apesar dos comentários pouco felizes do presidente”. Ainda um terceiro artigo do jornal português avalia a política ambiental do governo e diz que “‘Contradições’ assombram políticas de Lula”, que parece indeciso entre fazer do Brasil uma potência ambiental ou petrolífera.

Reportagem do argentino Clarín usou tom parecido ao indicar que Lula encerrou seu primeiro ano como presidente com avanços e dificuldades. Governo teve “conquistas, especialmente a redução do desmatamento na Amazônia e resultados econômicos favoráveis, mas desafios importantes o aguardam.”

Retrospectiva 

Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 62 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados. 

Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 50% de reportagens de tom neutro, 30% de menções com tom negativo e 20% de textos positivos sobre o país. 


*Daniel Buarque é editor-executivo do Interesse Nacional, pesquisador do pós-doutorado do IRI-USP, doutor em relações internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. É jornalista, tem mestrado em Brazil in Global Perspective pelo KCL e é autor dos livros “Brazil, um país do presente” (Alameda) e “O Brazil É um País Sério?” (Pioneira).

Fabiana Mariutti atua como pesquisadora, professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Autora dos livros: “Country Reputation: The Case of Brazil in the United Kingdom: Four Stakeholders’ Perspectives on Brazil’s Brand Image(2017) e Country Brand Identity: Communication of the Brazil Brand in the United States of America (2013).

O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China).

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

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