09 maio 2023

iii-Brasil: Investigação sobre vacinação de casal Bolsonaro tem destaque no exterior

Apesar do enfoque negativo, a análise das menções gerais ao país na imprensa estrangeira ao longo da semana revelou um predomínio de textos com tom neutro e redução na proporção de reportagens que possam ter impacto sobre a sua reputação internacional

Apesar do enfoque negativo, a análise das menções gerais ao país na imprensa estrangeira ao longo da semana revelou um predomínio de textos com tom neutro e redução na proporção de reportagens que possam ter impacto sobre a sua reputação internacional

Por Daniel Buarque e Fabiana Mariutti*

iii-Brasil – de 01 a 07 de maio de 2023

Visibilidade: 56 textos em 7 veículos

Classificação das notícias:

67% neutras

19% negativas

14% positivas

Na primeira semana de maio, foi registrado o total 56 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume um pouco abaixo da média semanal do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil). A maior proporção dos textos teve tom neutro, atingindo 67% da cobertura sobre o país, já as reportagens com tom negativo foram 19% e as notícias de tom positivo foram apenas 14%. Demonstrando o aumento das notícias factuais e diminuição das notícias de teores positivos e negativos sobre o Brasil.

Notícias da primeira semana de maio ainda tiveram prevalência em seu foco sobre a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos dois países da Península Ibérica, Portugal e Espanha, em prol do seu papel de liderança política e posição diplomática pacífica, com destaque em jornais como El País, Le Monde, China Daily com dois textos e o New York Times com três textos. 

Também em um texto reflexivo de um colunista convidado – Carlos Malamud no Clarín, que aborda a volta do Brasil como protagonista no palco global: sugere que “Lula poderia facilitar a reincorporação do Brasil à Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac)” para integração regional; comenta sobre a busca incansável do Brasil na cobiçada cadeira-membro do Conselho de Segurança; lembra que “a volta do Brasil ao mundo significaria a recuperação de uma potência regional e de um ator global relevante, capaz de grandes gestos em um contexto geopolítico”, onde há carência de atitudes de perspectiva dualista e de sábios combatentes.

Sobre as notícias com tom negativo para a imagem “de um outro” Brasil, a maioria aborda a investigação sobre falsificação na carteira de vacinação do ex-presidente Jair Bolsonaro. Dos sete jornais analisados, seis publicam tal assunto  – Público, El País, The New York Times, The Guardian, Le Monde. Alguns deles, como no Le Monde, relata também a ida da polícia ao domicílio de Bolsonaro. Assim como o The Guardian: “Polícia brasileira revista mansão de Jair Bolsonaro…Polícia investiga supostas tentativas de falsificar registros de vacinação contra a Covid-19 para viajar aos EUA”. 

Outro fato mencionado foi sobre o andamento das questões legais sobre a invasão dos apoiadores de Bolsonaro, que “invadiram e vandalizaram o coração político do Brasil”, em que a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) tenta entender as narrativas sobre como os participantes, como no Público

Quatro notícias publicadas no The Guardian sinalizam negativamente a reputação do Brasil. Além do texto da vacinação fake, um texto aborda sobre a mineração ilegal na aldeia indígena Yanomani, outro texto é sobre uma briga digital entre o judiciário brasileiro e o Google e outro texto fala sobre uma a maior trader de grãos, que enfrenta contestação legal nos EUA sobre a cadeia produtiva da soja brasileira, acusada de ‘diligência de má qualidade’ sobre desmatamento e supostas violações de direitos de comunidades indígenas, afro-brasileiras e outros dependentes da floresta.

Um notícia de teor positivo para a reputação do Brasil no exterior pauta-se no aumento do salário mínimo no país para R$ 1.320 e na isenção de impostos para quem ganha menos de R$ 2.640 por mês, pelo atual presidente Lula, retratado no jornal espanhol El País

Nessa linha editorial que promove a imagem do Brasil com destaque internacional, em prol da inclusão nacional e da atenção com os impactos climáticos, a imigrante brasileira em Portugal assina o texto “O Brasil voltou e até a extrema-direita fez o L”, no jornal Público; desde 2017 morando lá, ela afirma: “assistimos ao progresso do nosso país de origem ser destruído, os direitos humanos serem esquecidos, os nossos amigos e familiares morrerem devido ao desprezo do governo pela vida do próprio povo e o incentivo ao negacionismo antivacinas”, finaliza dizendo que está preocupada com o crescimento da extrema-direita em Portugal.

Como de conhecimento nacional, outras notícias positivas são sobre temas culturais, artísticos e esportivos, como a música pelo Público, a moda pelo NYTimes, a arquitetura pelo NYTimes e o futebol pelo El País.

Retrospectiva 

Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 70 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados. 

Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 50% de reportagens de tom neutro, 33% de menções com tom negativo e 17% de textos positivos sobre o país.  


*Daniel Buarque é editor-executivo do Interesse Nacional, pesquisador do pós-doutorado do IRI-USP, doutor em relações internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. É jornalista, tem mestrado em Brazil in Global Perspective pelo KCL e é autor dos livros “Brazil, um país do presente” (Alameda) e “O Brazil É um País Sério?” (Pioneira).

Fabiana Mariutti atua como pesquisadora, professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Autora dos livros: “Country Reputation: The Case of Brazil in the United Kingdom: Four Stakeholders’ Perspectives on Brazil’s Brand Image(2017) e Country Brand Identity: Communication of the Brazil Brand in the United States of America (2013).

O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros. 

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

Cadastre-se para receber nossa Newsletter