iii-Brasil: Rejeição ao marco temporal e Lula na ONU projetam positivamente o país na mídia estrangeira
Decisão do Supremo Tribunal Federal a favor de populações indígenas foi tratada na imprensa internacional como uma ‘vitória histórica’; e discurso do presidente em Nova York foi descrito como um acerto para o Brasil
Decisão do Supremo Tribunal Federal a favor de populações indígenas foi tratada na imprensa internacional como uma ‘vitória histórica’; e discurso do presidente em Nova York foi descrito como um acerto para o Brasil
Por Daniel Buarque e Fabiana Mariutti*
iii-Brasil – de 18 a 24/9 de 2023
Visibilidade: 44 reportagens em 7 veículos analisados
Classificação das notícias:
61% Neutras
9% Negativas
30% Positivas
A decisão do Supremo Tribunal Federal sobre a inconstitucionalidade da tese de um marco temporal para a demarcação das terras indígenas foi uma das notícias de maior destaque sobre o Brasil na imprensa internacional na última semana. A maioria dos textos sobre o tema nos jornais estrangeiros tinha tom positivo sobre a posição do STF. Junto com relatos sobre o discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Assembleia Geral da ONU, foram notícias que ajudaram a projetar o país de forma positiva no exterior.
No total, foram registrados na terceira semana completa de setembro 44 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume abaixo da média semanal do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil). A maior proporção dos textos teve tom neutro, atingindo 61% da cobertura sobre o país. As reportagens de tom positivo chegaram a 30%, e as menções negativas foram apenas 9%.
O jornal britânico The Guardian chamou a decisão do STF de “vitória histórica para os habitantes originais do país sul-americano”. “Houve cenas emocionantes do lado de fora da sede do Supremo Tribunal Federal em Brasília na quinta-feira, depois que uma maioria foi formada para apoiar uma decisão a favor dos direitos indígenas. Alguns ativistas choraram de alegria; outros dançaram”, diz. O jornal também publicou um vídeo mostrando as comemorações emocionadas pela decisão.
Para o espanhol El País, “os povos indígenas do Brasil, descendentes daqueles que habitavam essas terras antes da conquista ou antes que alguém contemplasse a mera ideia de transformá-las em um país, conquistaram uma vitória vital para seu povo e para o meio ambiente”. Já o francês Le Monde relatou que “povos indígenas vencem um julgamento crucial para salvar suas terras”. Diz ainda que a decisão “gera consequências significativas para a preservação do meio ambiente”.
Além da decisão do STF, outro tema que destacou positivamente o Brasil no exterior na semana foi o discurso so presidente Lula na abertura da Assembleia Geral da ONU. Para o El País, com sua fala, Lula acerta, e o Brasil volta a contar como um ator importante no mundo.
Segundo o jornal espanhol Clarín, o brasileiro apresentou o país como um importante líder do Sul Global: “‘O Brasil está de volta’ foi o lema de Luiz Inácio Lula da Silva durante a maior parte deste ano, em que o presidente apresentou o seu país – e a si mesmo – como um líder do Sul Global, não mais satisfeito com o funcionamento ultrapassado do mundo”, diz.
Retrospectiva
Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 65 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados.
Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 50% de reportagens de tom neutro, 30% de menções com tom negativo e 20% de textos positivos sobre o país.
*Daniel Buarque é editor-executivo do Interesse Nacional, pesquisador do pós-doutorado do IRI-USP, doutor em relações internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. É jornalista, tem mestrado em Brazil in Global Perspective pelo KCL e é autor dos livros “Brazil, um país do presente” (Alameda) e “O Brazil É um País Sério?” (Pioneira).
Fabiana Mariutti atua como pesquisadora, professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Autora dos livros: “Country Reputation: The Case of Brazil in the United Kingdom: Four Stakeholders’ Perspectives on Brazil’s Brand Image” (2017) e “Country Brand Identity: Communication of the Brazil Brand in the United States of America” (2013).
O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros.
Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional