Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/storage/c/6b/bd/interessenaciona1/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Interesse Nacional
14 maio 2024

Tragédia no sul se torna um dos eventos de maior visibilidade do Brasil no exterior

Destruição causada por inundações ampliou o número de citações ao país na imprensa estrangeira, aumentando a projeção da sua imagem com uma abordagem neutra

Por Daniel Buarque e Fabiana Mariutti*

iii-Brasil – de 6 a 12/5 de 2024

Visibilidade: 85 reportagens em 7 veículos analisados

Classificação das notícias:

86% Neutras

7% Negativas

7% Positivas

A tragédia causada pelas fortes chuvas no sul do Brasil já se consolidou como uma das notícias relacionadas ao país com maior visibilidade no resto do mundo ao longo dos últimos anos. O caso vem sendo acompanhado de perto pela imprensa internacional, que ampliou de forma marcante a projeção do país no exterior. Desde o início do iii-Brasil, em abril de 2022, somente as eleições, os ataques golpistas de 8 de janeiro e a cúpula do Brics tiveram mais atenção no exterior e por um período mais longo.

No total, foram registrados na segunda semana de maio 85 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, apenas a segunda vez no ano em que o volume ficou acima da média semanal do iii-Brasil. A maior parte dos textos sobre o país teve tom neutro, atingindo 86% da cobertura sobre o país. As menções negativas e positivas foram apenas 7%, cada. 

Entenda como funciona o iii-Brasil

Dessas 85 menções, 66% trataram das chuvas e destruição no sul do país. A maior parte da cobertura teve tom neutro, com abordagem factual, deixando de lado uma cobertura mais crítica sobre problemas na infraestrutura do país e efeitos do aquecimento global.

“A tremenda enchente em Porto Alegre continua castigando o Brasil. Uma tragédia que até agora deixou 147 mortos e centenas de milhares de pessoas que tiveram de abandonar as suas casas para locais mais seguros. Além disso, há 131 desaparecidos. Em plena operação contra-relógio, o nível dos rios voltou a subir este domingo, após novas chuvas torrenciais no sul do país”, resume o jornal argentino Clarín. O veículo do país vizinho é um dos que tem cobertura mais intensa sobre o caso, com um total de 21 artigos mencionando o país e falando da tragédia ao longo da semana.

Com uma abordagem mais crítica e um tom mais negativo, o britânico The Guardian chamou a tragédia de parte do “caos climático” que tem influência em todo o mundo, com efeitos muito problemáticos para a América Latina como um todo.

“A fome e as doenças estão a aumentar na América Latina após um ano de calor, inundações e secas recordes, revelou um relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM). O continente, que está preso entre os assustadoramente quentes oceanos Pacífico e Atlântico, provavelmente sofreu dezenas de milhares de mortes relacionadas com o clima em 2023”, diz.

“O caos climático, causado por uma combinação de aquecimento global provocado pelo homem e um efeito natural do El Niño, continua com inundações devastadoras na cidade de Porto Alegre, no sul do Brasil”.

Retrospectiva 

Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 58 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados. 

Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 50% de reportagens de tom neutro, 30% de menções com tom negativo e 20% de textos positivos sobre o país. 


*Daniel Buarque é pesquisador no pós-doutorado do Instituto de Relações Internacionais da USP (ISI/USP), doutor em relações internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. Jornalista, tem mestrado em Brazil in Global Perspective pelo KCL e é autor de livros como Brazil’s international status and recognition as an emerging power: inconsistencies and complexities (Palgrave Macmillan), Brazil, um país do presente (Alameda Editorial) e O Brazil é um país sério? (Pioneira). É editor-executivo do portal Interesse Nacional.

Leia mais artigos de Daniel Buarque

Fabiana Mariutti atua como pesquisadora, professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to place brandinge dos livros: “Country Reputation: The Case of Brazil in the United Kingdom: Four Stakeholders’ Perspectives on Brazil’s Brand Imagee Country Brand Identity: Communication of the Brazil Brand in the United States of America .

O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros. 

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

Tags:

Ambiente 🞌 Aquecimento global 🞌

Cadastre-se para receber nossa Newsletter