Desmatamento, despreparo e desinformação – A imagem internacional da tragédia no Sul após um mês
Destruição causada por inundações completa quatro semanas ampliando a visibilidade internacional do Brasil com um saldo de problemas ambientais e políticos no país
Por Daniel Buarque e Fabiana Mariutti*
iii-Brasil – de 20 a 26/5 de 2024
Visibilidade: 43 reportagens em 7 veículos analisados
Classificação das notícias:
79% Neutras
19% Negativas
2% Positivas
A tragédia causada pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul completou quatro semanas como a principal notícia relacionada ao Brasil na mídia estrangeira. Depois de uma cobertura inicial mais factual, nos últimos dias surgem artigos e reportagens que fazem uma análise mais aprofundada do desastre, apontando sua relação com o aquecimento global e o desmatamento, o despreparo de cidades do Brasil e do mundo para chuvas acima da média e o risco de propagação de notícias falsas durante as inundações.
No total, foram registrados na quarta semana de maio 43 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume abaixo da média semanal do iii-Brasil. A maior parte dos textos sobre o país teve tom neutro, atingindo 79% da cobertura sobre o país. As menções negativas foram 19%, e as positivas foram apenas 2%.
Entenda como funciona o iii-Brasil
“O desmatamento destinado em grande parte ao cultivo da soja contribuiu para a gravidade das cheias devastadoras no sul do Brasil, porque a vegetação nativa desempenha um papel fundamental na retenção de água, concordam os especialistas, apelando à sua reconstituição”, diz uma reportagem do jornal argentino Clarín sobre o desastre no sul do país. “Foi o quarto e pior evento climático extremo que a região viveu em menos de um ano, fenômeno que os cientistas relacionam com o aquecimento global, mas também com o desmatamento sofrido nas últimas décadas na região.”
“Porto Alegre, submersa por grandes enchentes, mede seu despreparo”, diz uma reportagem do jornal francês Le Monde, que avalia a destruição na capital gaúcha e aponta problemas no planejamento da cidade que podem ter ampliado a tragédia. “Tudo tem que ser reconstruído”, explica.
O jornal português Público, por outro lado, destacou a imensa visibilidade internacional do caso para discutir a propagação de fake news no Brasil e no resto do mundo. “Nas últimas semanas o Brasil ganhou grande destaque nos media internacionais por causa das enchentes que abateram a região do Rio Grande do Sul. (…) Em Portugal, enquanto líder da extrema-direita, André Ventura não perdeu tempo; as suas redes sociais foram uma das principais fontes de fake news a querer explorar a miséria humana por razões de propaganda ideológica. Ventura acusou o governo progressista brasileiro de tentar esconder o desastre natural e de não querer receber doações ou ajuda de Portugal”, diz.
Com a perspectiva de redução das inundações, parte da imprensa estrangeira também faz um balanço da destruição e dos problemas que vão ser enfrentados pela população a partir de agora. “No estado do Rio Grande do Sul, as autoridades lutam para encontrar abrigo para meio milhão de deslocados à medida que uma crise de saúde se aproxima”, diz o jornal britânico The Guardian.
Retrospectiva
Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 58 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados.
Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 50% de reportagens de tom neutro, 30% de menções com tom negativo e 20% de textos positivos sobre o país.
*Daniel Buarque é pesquisador no pós-doutorado do Instituto de Relações Internacionais da USP (ISI/USP), doutor em relações internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. Jornalista, tem mestrado em Brazil in Global Perspective pelo KCL e é autor de livros como Brazil’s international status and recognition as an emerging power: inconsistencies and complexities (Palgrave Macmillan), Brazil, um país do presente (Alameda Editorial) e O Brazil é um país sério? (Pioneira). É editor-executivo do portal Interesse Nacional.
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Fabiana Mariutti atua como pesquisadora, professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros.
O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros.
Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional