Notas de interesse de 30 de maio de 2022 –Inflação na produção de grãos, novos cardeais brasileiros, trabaho escravo da VW e mais
Uma seleção das principais notícias que interessam ao posicionamento internacional do Brasil na imprensa nacional e na mídia estrangeira.
Uma seleção das principais notícias que interessam ao posicionamento internacional do Brasil na imprensa nacional e na mídia estrangeira.
Inflação – Safra de grãos será a mais cara da história. Fertilizante, defensivo e óleo diesel são os vilões dos custos de produção da próxima safra e devem encarecer em 45% o plantio da soja e em quase 50% o do milho no País. Nas contas da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o gasto médio no País para produzir um hectare este ano deve crescer 45% para a soja e aumentar quase 50% para o milho em relação ao anterior. “Pode ser que o custo seja ainda maior”, frisa Maciel Silva, coordenador de Produção Agrícola da CNA. Neste momento, nem todos os insumos foram comprados e, portanto, estão sujeitos a altas de preços (Estadão).
Igreja católica – O papa Francisco anunciou a escolha de 21 novos cardeais, decisão que mostra o pontífice colocando suas marcas outra vez no futuro do catolicismo. Dos 21 selecionados, 16 têm menos de 80 anos, o que os torna elegíveis para participar do próximo conclave que vai determinar o sucessor de Francisco após a morte ou a renúncia dele. A lista do argentino inclui dois brasileiros: o catarinense Leonardo Ulrich Steiner, 71, arcebispo de Manaus, e o fluminense Paulo Cezar Costa, 54, arcebispo de Brasília (Folha).
Trabalho escravo na ditadura – Nelson de Sá: Jornal e TV alemães destacam ‘escravidão’ da VW no Brasil, na ditadura. Montadora é investigada por crimes numa fazenda de gado que manteve perto da região amazônica, entre 1974 e 1986. O Süddeutsche Zeitung, em manchete neste domingo, e a rede alemã ARD tiveram acesso a 2.000 páginas da investigação brasileira sobre uma fazenda da Volkswagen próxima à Amazônia, entre 1974 e 1986, que manteve funcionários supostamente como “escravos” (Folha).
Antonio Augusto Cançado Trindade – Morreu, aos 74 anos, um dos principais nomes do direito internacional no Brasil, o professor e juiz na Corte Internacional de Justiça Antonio Augusto Cançado Trindade. Referência no campo do direito internacional e Direitos Humanos, Cançado Trindade foi juiz e presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos, membro da Corte Permanente de Arbitragem e primeiro brasileiro eleito em dois mandatos pelas Nações Unidas na Corte Internacional de Justiça, tribunal da ONU que julga disputas entre Estados, com sede em Haia (O Globo).
Editor-executivo do portal Interesse Nacional. Jornalista e doutor em Relações Internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. Mestre pelo KCL e autor dos livros Brazil’s international status and recognition as an emerging power: inconsistencies and complexities (Palgrave Macmillan), Brazil, um país do presente (Alameda Editorial), O Brazil é um país sério? (Pioneira) e O Brasil voltou? (Pioneira)
Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional