[stock-market-ticker symbols="AAPL;MSFT;GOOG;HPQ;^SPX;^DJI;LSE:BAG" stockExchange="NYSENasdaq" width="100%" palette="financial-light"]

in news

Ameaça à democracia, baixa confiança eleitoral, aumento do desmatamento e mais notas de interesse de 29 de abril de 2022

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Uma seleção das principais notícias que interessam ao posicionamento internacional do Brasil na imprensa nacional e na mídia estrangeira.

Votação no primeiro turno das eleições no Brasil de 2018 (Edilson Rodrigues/Agência Senado)

Confiança eleitoral – A confiança pública nas eleições está sendo alvo em todo o mundo por uma série de campanhas de desinformação de vários atores internacionais. Isso está dando origem a uma crescente falta de confiança em como os votos são contados. Com a eleição brasileira chegando neste outono, os analistas já sugeriram que a confiança do público nos processos de votação está sendo alvo, com táticas semelhantes às usadas na última eleição presidencial dos EUA. Assim como o ex-presidente dos EUA Donald Trump, o presidente brasileiro Jair Bolsonaro começou a minar a confiança do público no processo democrático, alegando que as eleições foram fraudulentas (The Conversation).

Ameaça democrática – Governo Biden recebe dossiê de acadêmicos com alerta de ‘versão mais extrema de ataque ao Capitólio’ no Brasil. A pouco mais de cinco meses das eleições no Brasil – e sem ter um embaixador americano no país -, membros do alto escalão do governo Joe Biden e do Congresso dos Estados Unidos receberam nesta semana um dossiê em que diversos acadêmicos e instituições da sociedade civil no Brasil e nos EUA pedem aos americanos que se mantenham vigilantes sobre o pleito de 2022 e priorizem as liberdades individuais e a democracia em sua relação diplomática com o país, acima de interesses geopolíticos e comerciais (BBC News Brasil).

Desmatamento – O Brasil foi líder, em 2021, na perda de florestas tropicais no mundo. Sozinho, ele respondeu por 40% da derrubada registrada, segundo dados da Global Forest Watch, ferramenta da organização não governamental WRI (World Resources Institute) em parceria com a Universidade de Maryland, nos EUA (Folha).

Brasil e guerra – A Alemanha quer a ajuda do Brasil para viabilizar a entrega de blindados de defesa antiaérea para Kiev se defender de Moscou. Mais vistosa vitória política dos Estados Unidos em seu esforço para envolver os membros mais reticentes da Otan na Guerra da Ucrânia, o envio dos Flakpanzer Gepard empaca na falta de munição para o modelo dos anos 1970, que Berlim deixou de operar em 2010 (Folha).

Ambiente – A cada dois dias, uma pessoa morre por intoxicação de agrotóxicos no Brasil – cerca de 20% dessas vítimas são crianças e adolescentes de até 19 anos. O dado consta num relatório publicado nesta quinta-feira (28/04) pela rede ambientalista Friends of the Earth Europe (DW Brasil).

Brasil no Afeganistão – Enfermeira brasileira coordena 33 hospitais no Afeganistão e negocia com talibãs. Ana Lúcia Bueno, da Cruz Vermelha Internacional, trabalha em missões humanitárias há 15 anos. Coordenadora de operações médicas do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) no país, Bueno, 41, tem sob sua responsabilidade 33 hospitais com 10 mil profissionais de saúde no total, além de 46 postos de atenção primária. Ela usa os conhecimentos que adquiriu durante 15 anos de trabalho em zonas de conflito em locais como Iêmen, Sudão do Sul, Somália e Faixa de Gaza (Folha).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

newsletter

Receba as últimas atualizações

Inscreva-se em nossa newsletter

Sem spam, notificações apenas sobre novas atualizações.

Última edição

Categorias

Estamos nas Redes

Populares