[stock-market-ticker symbols="AAPL;MSFT;GOOG;HPQ;^SPX;^DJI;LSE:BAG" stockExchange="NYSENasdaq" width="100%" palette="financial-light"]

in news

Ameaça à democracia, monitoramento de eleições, pedido da Rússia e mais notas de interesse de 14 de abril de 2022

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Uma seleção das principais notícias que interessam ao posicionamento internacional do Brasil na imprensa nacional e na mídia estrangeira

Manifestantes a favor e contra o impeachment de Dilma Rousseff ocupam a Esplanada dos Ministérios (Juca Varella/Agência Brasil)

Democracia vista de fora – Em entrevista a veículos da imprensa brasileira, o diplomata americano Arturo Valenzuela falou sobre polarização política e a estabilidade da democracia no Brasil. À BBC News Brasil, ele explicou que o cenário de extrema polarização, fragmentação partidária e baixa confiança nas instituições é grave e pode ameaçar a democracia no Brasil. Já à Folha, ele disse estar otimista sobre o futuro da democracia no Brasil e avaliou que uma eventual tentativa de ruptura será levada muito a sério por países como os Estados Unidos.

Monitoramento de eleições – O Itamaraty reagiu contra o convite do Tribunal Superior Eleitoral à União Europeia pelo envio de missão de monitoramento das eleições de outubro. Em nota, o MRE alegou não ser da tradição do Brasil ser avaliado por organização internacional da qual não faz parte. “Note-se que a União Europeia, ao contrário da OEA (Organização dos Estados Americanos) e da OSCE (Organização para a Segurança e Cooperação na Europa), por exemplo, não envia missões eleitorais a seus próprios Estados-membros”, diz o texto do Itamaraty (Poder 360).

Brasil-Rússia – A Rússia pediu oficialmente o apoio do Brasil no Fundo Monetário Internacional (FMI), no Banco Mundial e no G20. O pedido foi feito enquanto o país sofre sanções ocidentais capitaneadas pelos Estados Unidos por conta da invasão à Ucrânia (O Globo).

Pedalada ambiental vista de fora – O Brasil foi acusado de usar um truque de contabilidade de carbono para cobrir a ambição enfraquecida em seu plano climático atualizado apresentado à ONU na semana passada. De acordo com o plano, o Brasil se comprometeu a reduzir as emissões em 50% entre 2005 e 2030 – acima dos 43% anteriores. A meta de 37% de cortes de emissões até 2025 permanece (Climate Change News).

Rei das Fake News – Allan dos Santos marcou a ascensão de um governo que despreza a mídia tradicional e usa as fake news como ferramenta de comunicação. Ajudou a iniciar um novo capítulo na guerra de narrativas que desafiaria as instituições do país, tornando-se uma figura-chave na dominação das fake news no Brasil (Columbia Journalism Review).

Desgaste democrático – Uma série de acontecimentos recentes em diferentes países chamou a atenção para a situação da democracia na América Latina. Analistas apontaram para os problemas da democracia regional nos dias de hoje. Falando de lugares diferentes, eles ressaltaram o “desgaste” pelo qual as democracias estão passando (BBC News Brasil).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

newsletter

Receba as últimas atualizações

Inscreva-se em nossa newsletter

Sem spam, notificações apenas sobre novas atualizações.

Última edição

Categorias

Estamos nas Redes

Populares