[stock-market-ticker symbols="AAPL;MSFT;GOOG;HPQ;^SPX;^DJI;LSE:BAG" stockExchange="NYSENasdaq" width="100%" palette="financial-light"]

in news

Daniel Alves: Pandemia abriu espaço para discussões sobre o papel do Estado na economia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

No Visões do Brazil, parceria com o Instituto Brasil do King’s College London, doutorando em economia política apresenta perspectivas sobre os impactos da pandemia na política e na economia no Brasil e no mundo

A pandemia de Covid-19 causou incontáveis impactos na sociedade global e transformou em muitos países a relação entre o Estado e o mercado. Para entender os efeitos de um choque desta magnitude para governos, empresas e a própria concepção do papel do Estado, o Instituto Brasil do King’s College London e a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) organizaram um seminário virtual com especialistas de diferentes países.

Programas sociais de governos estaduais coletaram alimentos e produtos de limpeza para distribuir a populações carentes durante a pandemia (Paulo H. Carvalho / Agência Brasília)

“A Covid-19 representou um choque em diferentes assuntos de economia e de política, o que leva a discussões sobre a globalização e a disposição de Estados em diferentes partes do mundo para interferir em cadeias de produção e até mesmo em negócios”, explicou Daniel Alves, doutorando em economia política no King’s College London, pesquisador afiliado no Instituto Brasil e um dos curadores do blended webinar “Estado e Mercado Após a Covid-19”.

O evento reuniu especialistas acadêmicos e do setor privado para analisar formas de favorecer um diálogo produtivo entre um Estado regulador mais poderoso e o setor corporativo. Entre os palestrantes, estavam a analista Política Sênior da XP Investimentos, Júnia Gama; o professor de Economia e Políticas Públicas do King’s College London, Jonathan Portes; e a editora-executiva da Americas Quarterly, Cecilia Tornaghi.

Segundo Alves, o debate foi importante para colocar uma perspectiva sobre o assunto na América Latina e no Brasil, destacando impactos da pandemia em questões como desigualdade, acesso a educação e saúde.

Além da discussão sobre os impactos da pandemia, Alves explicou que a parceria entre a universidade britânica e a Aberje também está preparando debates sobre política com foco nas eleições no Brasil e em outros países. Segundo ele, um dos centros da atenção nesta área é a liberdade de imprensa e o conflito entre informação e desinformação.


Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da Interesse Nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

newsletter

Receba as últimas atualizações

Inscreva-se em nossa newsletter

Sem spam, notificações apenas sobre novas atualizações.

Última edição

Categorias

Estamos nas Redes

Populares