Uma seleção das principais notícias que interessam ao posicionamento internacional do Brasil na imprensa nacional e na mídia estrangeira

Diplomacia alimentar – A União Europeia pretende enfrentar o aumento dos preços do trigo e dos fertilizantes e a escassez esperada nos Bálcãs, norte da África e Oriente Médio com “diplomacia alimentar” para combater o alerta da Rússia sobre o impacto de sua invasão na Ucrânia, de acordo com diplomatas e funcionários do bloco. Na semana passada, o presidente russo, Vladimir Putin, defendeu que as sanções do Ocidente fomentaram uma crise global de alimentos e levaram a uma disparada dos preços da energia (O Globo).
Alerta à OCDE – Algumas das principais entidades da sociedade civil se uniram para pressionar a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) a exigir do Brasil que cumpra seus compromissos na área de meio ambiente, democracia, combate à corrupção e questões sociais. Numa carta enviada nesta semana, Anistia Internacional Brasil, WWF-Brasil, Human Rights Watch e Transparência Internacional – Brasil alertaram Mathias Cormann, secretário-geral da OCDE, sobre a situação brasileira e o processo de adesão do país ao grupo, dentro do contexto de desmonte de políticas públicas (UOL).
Lula de Volta – Luiz Inácio Lula da Silva deixou o cargo com um índice de aprovação altíssimo, tendo levantado milhões da pobreza – mas depois foi condenado por corrupção. Agora ele quer seu antigo emprego de volta (The Intelligence- The Economist).
Mais Anitta – Após o destaque dado pelo New York Times, a edição americana da Rolling Stone também publica reportagem sobre a carreira internacional da cantora Anitta. Como Anitta está fazendo o mundo inteiro se apaixonar por ela? A destemida e divertida superestrela do Brasil encontrou fama global apenas por ser ela mesma. Agora as pessoas querem que ela concorra à presidência – mas primeiro, ela tem um álbum e um marco no Coachella para superar (Rolling Stone).