Volume de textos com menções ao Brasil na semana foi quase metade da média registrada desde 2022. Tempestades, que deixaram mais de dez mortos no sul do país, foram o tema mais abordado na imprensa estrangeira
Por Daniel Buarque e Fabiana Mariutti*

iii-Brasil – de 12 a 18 de junho de 2023
Visibilidade: 39 reportagens em 7 veículos analisados
Classificação das notícias:
62% Neutras
20% Negativas
18% Positivas
A passagem de um ciclone extratropical que deixou mais de uma dezena de mortos no Rio Grande do Sul foi a notícia de maior visibilidade relacionada ao Brasil na imprensa internacional ao longo da última semana. Alguns dos principais jornais do mundo registraram a destruição deixada pelas tempestades, quase sem com textos factuais de tom neutro.
No total, foram registrados na primeira semana completa de junho 39 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume muito abaixo da média semanal do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil). A maior proporção dos textos teve tom neutro, atingindo 62% da cobertura sobre o país. As reportagens de tom positivo foram 18% e as negativas foram 20%.

“Tragédia no Brasil: ciclone causou estragos no Rio Grande do Sul e deixou ao menos 11 mortos e 22 desaparecidos”, destacou o jornal argentino Clarín. “Pelo menos 11 pessoas morreram até o início da noite de sábado no estado brasileiro do Rio Grande do Sul, por causa da passagem de um ciclone extratropical pelo litoral gaúcho. Segundo a Defesa Civil estadual, outras 15 pessoas estavam desaparecidas. Também havia 2.330 desabrigadas (em abrigos públicos) e 602 desalojadas (em casas de familiares ou amigos)”, noticiou o jornal português Público.
“O sistema de tempestades que atingiu o país foi um ciclone extratropical. Essas tempestades têm ar frio em seu núcleo e são tipicamente associadas a frentes frias, disseram meteorologistas do Serviço Nacional de Meteorologia”, registrou o New York Times.

Retrospectiva
Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 69 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados.
Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 49% de reportagens de tom neutro, 32% de menções com tom negativo e 18% de textos positivos sobre o país.
*Daniel Buarque é editor-executivo do Interesse Nacional, pesquisador do pós-doutorado do IRI-USP, doutor em relações internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. É jornalista, tem mestrado em Brazil in Global Perspective pelo KCL e é autor dos livros “Brazil, um país do presente” (Alameda) e “O Brazil É um País Sério?” (Pioneira).
Fabiana Mariutti atua como pesquisadora, professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Autora dos livros: “Country Reputation: The Case of Brazil in the United Kingdom: Four Stakeholders’ Perspectives on Brazil’s Brand Image” (2017) e “Country Brand Identity: Communication of the Brazil Brand in the United States of America” (2013).