[stock-market-ticker symbols="AAPL;MSFT;GOOG;HPQ;^SPX;^DJI;LSE:BAG" stockExchange="NYSENasdaq" width="100%" palette="financial-light"]

in news

iii-Brasil: Mídia estrangeira tem mais notícias positivas do que negativas sobre o país em setembro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Em mês com baixa visibilidade, jornais internacionais publicaram quase 50% mais textos favoráveis ao Brasil do que artigos prejudiciais. Principais destaques foram a cobertura sobre a a cúpula do Brics, o ciclone no sul do país e a rejeição do marco temporal pelo STF

Por Daniel Buarque e Fabiana Mariutti*

iii-Brasil – de 25/9 a 1/10 de 2023

Visibilidade: 36 reportagens em 7 veículos analisados

Classificação das notícias:

44% Neutras

28% Negativas

28% Positivas

A imprensa internacional publicou mais notícias positivas do que negativas sobre o Brasil no mês de setembro. Assim como tem sido registrado desde o início da análise sobre a imagem do país na mídia estrangeira, a maior proporção das menções ao Brasil apareceu em reportagens de tom neutro, sem impactos sobre a qualidade da percepção externa. Entre os textos que podem ter influência sobre a forma como o país é visto, entretanto, os mais favoráveis ao país foram maioria, ao contrário do que vem sendo registrado desde o início de 2022.

No total mensal, o país foi o foco de 261 reportagens publicadas pelos sete veículos da imprensa estrangeira analisados pelo Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) em setembro –uma visibilidade abaixo da média mensal, que é de 282 textos sobre o país. Mais da metade das reportagens (54%) tinham tom neutro, enquanto 28% foram positivas e apenas 19% negativas.

Foram registrados na quarta semana de setembro 36 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume muito abaixo da média semanal do iii-Brasil. A maior proporção dos textos teve tom neutro, atingindo 44% da cobertura sobre o país. As reportagens de tom positivo e de tom negativo tiveram 28%, cada. 

O mês já começou com uma exposição positiva do Brasil graças a uma ampla cobertura sobre a Cúpula do Brics. Mesmo depois do fim do evento, a decisão de ampliar o grupo com seis novos países continuou sendo o principal tema relacionado ao Brasil a ter destaque na imprensa estrangeira na primeira semana de setembro, o que fez com que o Brasil tivesse uma visibilidade internacional maior e mais positiva do que a média no período.

Outro tema com destaque positivo foi a decisão do Supremo Tribunal Federal sobre a inconstitucionalidade da tese de um marco temporal para a demarcação das terras indígenas.

A visibilidade do país também foi ampliada pelo o ciclone que devastou bairros inteiros de 66 cidades no estado do Rio Grande do Sul, estendendo também ao estado de Santa Catarina. A cobertura do tema no exterior foi predominante neutra, entretanto, sem impactos sobre a imagem do país.

Retrospectiva 

Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 65 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados. 

Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 50% de reportagens de tom neutro, 30% de menções com tom negativo e 20% de textos positivos sobre o país. 


*Daniel Buarque é editor-executivo do Interesse Nacional, pesquisador do pós-doutorado do IRI-USP, doutor em relações internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. É jornalista, tem mestrado em Brazil in Global Perspective pelo KCL e é autor dos livros “Brazil, um país do presente” (Alameda) e “O Brazil É um País Sério?” (Pioneira).

Fabiana Mariutti atua como pesquisadora, professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Autora dos livros: “Country Reputation: The Case of Brazil in the United Kingdom: Four Stakeholders’ Perspectives on Brazil’s Brand Image(2017) e Country Brand Identity: Communication of the Brazil Brand in the United States of America (2013).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

newsletter

Receba as últimas atualizações

Inscreva-se em nossa newsletter

Sem spam, notificações apenas sobre novas atualizações.

Última edição

Categorias

Estamos nas Redes

Populares