[stock-market-ticker symbols="AAPL;MSFT;GOOG;HPQ;^SPX;^DJI;LSE:BAG" stockExchange="NYSENasdaq" width="100%" palette="financial-light"]

in news

Notas de interesse de 18 de maio de 2022 – Biden pressiona por Cúpula, pobreza aumenta no Brasil, busca por estabilidade no país e mais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Uma seleção das principais notícias que interessam ao posicionamento internacional do Brasil na imprensa nacional e na mídia estrangeira.

O presidente dos EUA, Joe Biden (Eric Bridiers/U.S. Mission)

Cúpula das Américas – Preocupado com um possível esvaziamento da Cúpula das Américas, o presidente Joe Biden escalou um emissário para tentar convencer Jair Bolsonaro a participar da reunião de líderes do continente prevista para o início de junho, em Los Angeles. O escolhido foi o ex-senador Christopher Dodd, que tem reunião marcada com o líder brasileiro na sexta (20), segundo assessores do Planalto (Folha).

Estabilidade e política – Ex-CEO do Google e veterano do Vale do Silício, o empresário americano Eric Schmidt acredita que o Brasil precisa de mais estabilidade para evitar que mais presidentes do País vão parar na cadeia. A declaração foi feita nesta terça-feira, 17, durante o encerramento da conferência Brazil at Silicon Valley, na cidade californiana de Mountain View, nos Estados Unidos (Estadão).

Pobreza – Países pobres enfrentam uma catástrofe crescente alimentada pela inflação e pela dívida. A guerra da Rússia na Ucrânia está se combinando com um aperto global de crédito e uma desaceleração econômica na China para semear miséria em países de baixa e média renda. O Brasil, um grande exportador, é frequentemente retratado como beneficiário do aumento dos preços das commodities. Mas nas favelas das principais cidades do país, onde a pobreza molda a vida cotidiana, as pessoas estão focadas no custo explosivo do gás de cozinha (The New York Times).

Lula e o Mercado – Com as eleições presidenciais do Brasil se aproximando, Luiz Inácio Lula da Silva, o esquerdista que anteriormente cumpriu dois mandatos no cargo mais alto e está buscando outro, lançou uma ofensiva de charme para conquistar a comunidade empresarial do país. A medida segue uma série de promessas de campanha do ex-presidente que alarmaram líderes corporativos, incluindo uma promessa de abolir um teto constitucional para gastos públicos e sugestões de que um governo Lula interferiria nos preços dos combustíveis estabelecidos pela estatal Petrobras (The Financial Times).

Luta contra desigualdade – A rede de filantropia Open Society Foundation, do bilionário George Soros, nomeou a professora da USP Laura Carvalho como a primeira diretora de equidade da organização. Junto com uma equipe global, Carvalho vai liderar estratégias de inclusão de pessoas de diferentes origens, abordando áreas como serviço público, políticas de drogas e anticorrupção e direitos de refugiados (Folha).

Novela e soft power – Primeira novela brasileira exibida em Portugal, “Gabriela” estreou há 45 anos. O folhetim protagonizado por Sônia Braga, exibido originalmente pala TV Globo em 1975, rapidamente conquistou os portugueses e virou um grande fenômeno no país, que literalmente parava para assistir aos capítulos da trama. A popularidade da era tanta que, em várias ocasiões, a Assembleia da República chegou a adiar o horário dos trabalhos para que os deputados pudessem acompanhar a trama (Folha).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

newsletter

Receba as últimas atualizações

Inscreva-se em nossa newsletter

Sem spam, notificações apenas sobre novas atualizações.

Última edição

Categorias

Estamos nas Redes

Populares