[stock-market-ticker symbols="AAPL;MSFT;GOOG;HPQ;^SPX;^DJI;LSE:BAG" stockExchange="NYSENasdaq" width="100%" palette="financial-light"]

in news

Notas de interesse de 19 de maio de 2022 – Preocupação com eleições brasileiras nos EUA, na ONU e na UE, Cúpula das Américas esvaziada e mais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Uma seleção das principais notícias que interessam ao posicionamento internacional do Brasil na imprensa nacional e na mídia estrangeira.

Elizabeth Bagley, indicada pelo presidente Joe Biden para ser embaixadora dos EUA no Brasil

EUA e eleições no Brasil – Elizabeth Bagley, indicada pelo presidente Joe Biden para ser a nova embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, disse que prevê dificuldades nas eleições no país, mas que as instituições brasileiras estão preparadas para resistir a pressões antidemocráticas. “Bolsonaro tem dito muitas coisas, mas o Brasil tem sido uma democracia, tem instituições democráticas, Judiciário e Legislativo independentes, liberdade de expressão”, respondeu Bagley ao ser questionada sobre o tema durante a sabatina à qual foi submetida no Senado americano (Folha).

EUA e eleições no Brasil 2 – A sabatina para confirmação de Bagley se converteu em espaço para que os senadores americanos expressassem preocupação com o que qualificaram como “retrocessos da democracia no Brasil”. Em diversas perguntas e comentários dirigidos à diplomata, os legisladores anteviram dificuldades para o pleito brasileiro de 2022, descreveram Bolsonaro como um líder que “tem tentado minar as eleições” e questionaram as medidas que a diplomata tomaria para assegurar a democracia (BBC News Brasil).

ONU e eleições no Brasil – O relator especial para a Independência de Juízes e Advogados da ONU, Diego Garcia, recebeu um documento em que 85 professores e juristas brasileiros alertam para “uma campanha sem precedentes de desconfiança e ameaças” contra cortes superiores no país. O texto afirma que a independência judicial no Brasil enfrenta desafios não vistos desde a redemocratização pós-ditadura militar (1964-1985) (Folha).

UE, Itamaraty e eleições – O ministro das Relações Exteriores, Carlos França, disse, durante audiência na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, da Câmara dos Deputados, hoje, que viu com “estranheza” a ideia da União Europeia de enviar observadores para acompanhar as eleições no Brasil. “Eu vi com certa estranheza, e inclusive foi objeto da minha nota [comunicado sobre a proposta], porque eu acho difícil que nós possamos ter como observador eleitoral no Brasil uma organização da qual nós não fazemos parte”, afirmou (UOL).

Cúpula das Américas – Governo Bolsonaro reclama de preparativos da Cúpula das Américas, organizada pelos EUA. Chanceler brasileiro afirma que EUA não apoiaram sugestões para o tratamento de temas apresentados pelo Brasil para Cúpula das Américas. Ele foi informado por colegas de outros países que evento poderá ser esvaziado (O Globo).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

newsletter

Receba as últimas atualizações

Inscreva-se em nossa newsletter

Sem spam, notificações apenas sobre novas atualizações.

Última edição

Categorias

Estamos nas Redes

Populares