[stock-market-ticker symbols="AAPL;MSFT;GOOG;HPQ;^SPX;^DJI;LSE:BAG" stockExchange="NYSENasdaq" width="100%" palette="financial-light"]

in news

Notas de interesse de 23 de maio de 2022 – Candidatos a presidente fazem contatos diplomáticos, relação siamesa com a China, Fórum de Davos e mais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Uma seleção das principais notícias que interessam ao posicionamento internacional do Brasil na imprensa nacional e na mídia estrangeira.

Eleições e o mundo – As duas principais campanhas presidenciais reforçaram, nas últimas semanas, uma disputa por contatos com diplomatas de outros países. Embaixadores estrangeiros também intensificaram a troca de informações com os representantes de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL) e dos candidatos da terceira via. O objetivo, de um lado, é buscar informações sobre o processo eleitoral brasileiro; do outro, conseguir dar o recado das campanhas aos principais países que observam o Brasil com interesse e preocupação (O Globo).

Mourão em visita à Academia Chinesa de Tecnologia Espacial, em 2019 (Adnilton Farias/Vice-Presidência)

Brasil e China – Relação entre Brasil e China é ‘siamesa’, diz Mourão, que representa país em comissão bilateral. Vice-presidente, que participa da primeira reunião da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível desde 2019, reconhece que comentários ‘fora de propósito’ causaram danos e diz que brasileiros precisam ser mais agressivos para ganhar mercados e atrair investimentos chineses (O Globo).

Davos – O Fórum Econômico Mundial inicia seu encontro anual em Davos com a missão de reconectar autoridades, executivos e lideranças do terceiro setor pelo mundo sob a sombra da Guerra da Ucrânia, de uma crise inflacionária global e dos temores de desaceleração chinesa após um hiato de dois anos e quatro meses provocado pela pandemia. Com pouco a mostrar em relação à guerra na Ucrânia e combate ao aquecimento global, o Brasil deve aparecer como vidraça em um caso e ser uma não voz no outro (Folha).

Brasil mais pobre – Ao longo das próximas décadas, os brasileiros terão uma das maiores perdas de renda entre as grandes economias globais em função do fechamento de escolas na pandemia. Segundo estimativas do FMI (Fundo Monetário Internacional), o aprendizado incompleto durante a crise sanitária, se não for remediado, pode diminuir o rendimento médio dessa geração de estudantes em 9,1% ao longo da vida (Folha).

Mercenários – Baratos e experientes em guerrilha, mercenários latino-americanos se tornam atrativos em guerras. Com mudança no perfil das guerras e sem legislações apropriadas para mercenários, latinos são contratados em conflitos no Oriente Médio e África (Estadão).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

newsletter

Receba as últimas atualizações

Inscreva-se em nossa newsletter

Sem spam, notificações apenas sobre novas atualizações.

Última edição

Categorias

Estamos nas Redes

Populares