27 maio 2022

Notas de interesse de 27 de maio de 2022 – Bolsonaro decide ir à Cúpula das Américas, interesses do Brasil nos EUA, imagem da violência no país e mais

Uma seleção das principais notícias que interessam ao posicionamento internacional do Brasil na imprensa nacional e na mídia estrangeira.

Uma seleção das principais notícias que interessam ao posicionamento internacional do Brasil na imprensa nacional e na mídia estrangeira.

Brasil na Cúpula – O presidente Jair Bolsonaro afirmou que se reunirá com o presidente americano, Joe Biden, durante sua viagem aos Estados Unidos para participar da 9ª Cúpula das Américas, que ocorrerá em Los Angeles entre os dias 6 e 10 de junho. Será o primeiro encontro entre os dois presidentes. “Terei uma (reunião) bilateral com ele, irei para lá para fazer valer o que o Brasil representa para o mundo” (Estadão).

Brasil na Cúpula 2 – Rubens Barbosa: A decisão de Bolsonaro de aceitar o convite para a Cúpula das Américas tem de ser vista por dois aspectos. O primeiro é a política interna brasileira. O segundo é a política externa hemisférica. Na primeira, o presidente Jair Bolsonaro tinha interesse em não parecer isolado, e ele então resolveu aceitar esse convite dos EUA para poder se encontrar bilateralmente com Joe Biden (Estadão).

Imagem de violência – Nelson de Sá: No exterior, morte de negro na ‘câmara de gás’ remete a George Floyd. Diante dos vídeos mostrando a morte de um homem negro por policiais, em Sergipe, cresceu no noticiário externo a atenção com a disparada nas operações policiais letais no Brasil. No Washington Post, “Polícia mata homem com gás no porta-malas de carro, parece mostrar vídeo”. Anota que “um dia antes pelo menos 21 pessoas morreram durante operação policial no Rio” (Folha).

Soft power evangélico – Igreja Universal abre templo na Ucrânia para ‘ganhar almas’ durante guerra. A ação de grupos evangélicos na crise ucraniana é atribuída, em parte, à importância do país na difusão da fé evangélica no Leste Europeu e na Ásia Central (BBC News Brasil).

Editor-executivo do portal Interesse Nacional. Jornalista e doutor em Relações Internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. Mestre pelo KCL e autor dos livros Brazil’s international status and recognition as an emerging power: inconsistencies and complexities (Palgrave Macmillan), Brazil, um país do presente (Alameda Editorial), O Brazil é um país sério? (Pioneira) e O Brasil voltou? (Pioneira)

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

Cadastre-se para receber nossa Newsletter