[stock-market-ticker symbols="AAPL;MSFT;GOOG;HPQ;^SPX;^DJI;LSE:BAG" stockExchange="NYSENasdaq" width="100%" palette="financial-light"]

in news

Notas de interesse de 3 de junho de 2022 – Recorde de queimadas, falta de credibilidade ambiental, queda do PIB da agricultura e mais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Uma seleção das principais notícias que interessam ao posicionamento internacional do Brasil na imprensa nacional e na mídia estrangeira.

Queimada em área de desmatamento no Amazonas (Bruno Kelly/Amazonia Real).

Recorde de queimadas – Amazônia e cerrado tiveram um mês de maio com elevados números de queimadas. A Amazônia brasileira teve o pior maio de incêndios desde 2004. O cerrado, por sua vez, também teve recorde de queimadas para o mês (Folha).

Falta de credibilidade ambiental – inco décadas após sediar a primeira reunião da história sobre meio ambiente e inserir o tema no mundo diplomático, Estocolmo volta a ser palco de discussões sob um clima mais sombrio. Pelo menos dez chefes de Estado devem comparecer; Jair Bolsonaro não estará entre eles. A expectativa de que a delegação brasileira cause qualquer boa impressão é baixa. “O Brasil do governo Bolsonaro é completamente obtuso em relação à importância ambiental, o que gera isolamento e consome o capital diplomático importante que o país tinha no plano internacional”, analisa Celso Lafer (DW).

Fracasso ambiental – Qualquer balanço das três décadas desde a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92, ou Eco-92) que não inclua a palavra “fracasso” estará mais próximo da propaganda bem ou mal-intencionada que da avaliação fria de fatos e dados. A poluição da Terra só fez aumentar depois dela (Folha).

PIB do Agro – O celeiro do mundo, como o Brasil gosta de ser chamado, está sendo derrotado pelo clima. O PIB (Produto Interno Bruto) agrícola caiu 8% no primeiro trimestre deste ano, em relação a igual período do ano passado. Nas duas últimas safras, o país viu a produção de soja e de milho, os dois principais produtos nacionais, ficarem 47 milhões de toneladas abaixo do potencial de produção devido a variações climáticas. No ano passado, seca e geada afetaram a safra de milho. Neste ano, foram as lavouras de soja (Folha).

Brasil na Ucrânia – Dois brasileiros decidiram ir para a Ucrânia, por causa da guerra, para atuar como voluntários independentes. Os amigos Alysson Vitali e Rodolfo Caires passaram semanas atuando para ajudar as vítimas da invasão russa ao país europeu. Em um primeiro momento, eles compravam suprimentos e medicamentos e levavam para cidades ucranianas. Na volta para a fronteira, traziam refugiados em seus próprios veículos e deixavam em um Centro Humanitário na Polônia. Agora, após essa missão emergencial, eles estão focados em ajudar na reconstrução e na ressocialização dessas pessoas que foram obrigadas a deixar seus lares (Estadão).

EUA e Argentina – O presidente dos EUA, Joe Biden, convidou o líder argentino Alberto Fernández para uma visita a Washington, marcada para julho, que ocorrerá em meio a atritos com o governo do Brasil e após uma reunião regional já marcada por polêmicas (O Globo).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

newsletter

Receba as últimas atualizações

Inscreva-se em nossa newsletter

Sem spam, notificações apenas sobre novas atualizações.

Última edição

Categorias

Estamos nas Redes

Populares