Uma seleção das principais notícias que interessam ao posicionamento internacional do Brasil na imprensa nacional e na mídia estrangeira.

Perda da autossuficiência – Em poucos anos, o Brasil deixará de ser autossuficiente em um dos principais produtos básicos do dia a dia da alimentação do consumidor brasileiro, o arroz. O cenário dos últimos anos indica para isso. A previsão é de Vlamir Brandalizze, consultor e especialista no setor de grãos. Na avaliação dele, haverá, cada vez mais, uma substituição da cultura do arroz pela da soja, mais rentável (Folha).
Exportações presas – Agricultores ucranianos têm 20 milhões de toneladas de grãos que não conseguem fazer chegar aos mercados internacionais, e uma nova colheita está prestes a começar. O que pode ser feito para levar os alimentos às pessoas que precisam desesperadamente deles, à medida que os preços sobem em todo o mundo? (BBC News Brasil).
Mercado de petróleo – A invasão russa na Ucrânia vem causando rebuliços no mercado internacional de petróleo, que atravessa uma reconfiguração de forças quatro meses após o início do conflito. Impactada pelas sanções ocidentais que miram suas exportações, a Rússia olha cada vez mais para o Oriente, fortalecendo seus laços com a China e a Índia, que podem lhe dar condições para amortecer até mesmo os impactos do do recém-anunciado embargo da União Europeia (O Globo).