[stock-market-ticker symbols="AAPL;MSFT;GOOG;HPQ;^SPX;^DJI;LSE:BAG" stockExchange="NYSENasdaq" width="100%" palette="financial-light"]

in news

Notas de interesse de 5 de maio de 2022 – Ambiente e acordo comercial, críticas a Lula, lição da ONU e mais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Uma seleção das principais notícias que interessam ao posicionamento internacional do Brasil na imprensa nacional e na mídia estrangeira.

Queimadas em período de estiagem no cerrado (Jose Cruz/Agência Brasil)

Ambiente – A embaixadora do Reino Unido diz que proteção ambiental não será um empecilho a acordo comercial. Melanie Hopkins afirma que os brasileiros querem avançar na agenda verde e diz que os países que ainda mantêm relações com a Rússia, como o Brasil, devem convencer Putin a parar com a guerra na Ucrânia (O Globo).

Lula e Ucrânia – Anatoliy Tkach, embaixador da Ucrânia no Brasil, disse que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está “mal informado” sobre a invasão da Rússia ao país do leste Europeu. Em entrevista à revista Time, Lula falou que o presidente ucraniano, Voldymyr Zelensky, “é tão responsável quanto Putin pela guerra na Ucrânia”. Tkach criticou uma suposta falta de informação da parte do petista e afirmou que solicitará uma audiência com o “estimado ex-presidente do Brasil” (UOL).

Lição da ONU – Hussein Kalout: A decisão do Comitê de Direito Humanos da ONU sobre o julgamento do ex-presidente Lula foi uma lição para o Brasil e, em particular, para o Poder Judiciário e para o Ministério Público. O teor das 35 páginas, subscritas por profissionais independentes e de elevada reputação internacional, pode até representar uma reparação de cunho moral; a decisão, contudo, está longe de reparar a indignação de quem se sente injustiçado (Folha).

Roadshow de concessões – O ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, embarca na próxima semana para Nova York (EUA) para um road show com investidores estrangeiros. O objetivo é sinalizar que o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) manteve o programa de concessões, mesmo com as trocas no ministério e a proximidade do calendário eleitoral (Folha). https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painel/2022/05/ministro-da-infraestrutura-faz-road-show-de-concessoes-em-nova-york.shtml

Pandemia – Brasileiros em Xangai relatam dificuldades após um mês de lockdown. Surto de Covid-19 deixou 490 mortos em pouco mais de duas semanas em polo financeiro da China. A variante ômicron, muito mais contagiosa, furou as rígidas barreiras que a China construiu contra a doença —a “Covid zero” dificultou a entrada no país, impôs testes em massa e chegou a zerar as contaminações. Agora, o regime dobra a aposta na medida, sob protestos da população, em um momento em que Xangai tornou-se o centro da crise no país (Folha).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

newsletter

Receba as últimas atualizações

Inscreva-se em nossa newsletter

Sem spam, notificações apenas sobre novas atualizações.

Última edição

Categorias

Estamos nas Redes

Populares