Uma seleção das principais notícias que interessam ao Brasil na imprensa nacional e na mídia estrangeira
Diplomacia ambiental – Decreto altera estrutura do Itamaraty e reforça preocupação com mudança do clima. Ato revê medidas tomadas por ex-chanceler Ernesto Araújo e transforma Departamento Cultural em Instituto Guimarães Rosa (O Globo).
NFT e ambiente – Uma empresa brasileira que possui 410 quilômetros quadrados de floresta amazônica está oferecendo uma nova maneira de financiar a conservação: vendendo tokens não fungíveis que permitem aos compradores patrocinar a preservação de áreas específicas da selva (CNN).
Sanções – Apesar de pressão dos EUA e da UE, Brasil não vai aderir a sanções contra a Rússia. Fontes diplomáticas dizem que país não vai entrar na mesma lógica de guerra dos americanos e dos europeus (O Globo).
Brasil-EUA – O Cebri (Centro Brasileiro de Relações Internacionais) firmou parceria com o Consulado dos EUA no Rio de Janeiro dentro do projeto America in the World, dedicado a aprofundar as relações bilaterais entre EUA e Brasil na administração de Joe Biden. Na estreia, haverá uma conferência em 13 de abril com a cônsul Jacqueline Ward e o embaixador Sergio Amaral (Folha).