[stock-market-ticker symbols="AAPL;MSFT;GOOG;HPQ;^SPX;^DJI;LSE:BAG" stockExchange="NYSENasdaq" width="100%" palette="financial-light"]

in news

Poder mediador do Brasil e outras notas de interesse de 7 de abril de 2022

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Uma seleção das principais notícias que interessam ao posicionamento internacional do Brasil na imprensa nacional e na mídia estrangeira

Poder mediador – O chanceler Carlos França afirmou que o Brasil pode atuar como mediador para ajudar a acabar com o conflito entre Rússia e Ucrânia. Em audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, França criticou as sanções econômicas aplicadas aos russos, defendeu o diálogo como saída para a obtenção de um acordo de paz e ressaltou que a diplomacia brasileira é conhecida como formadora de consensos e voz respeitada pela comunidade internacional: “O Brasil tem credenciais para ser mediador” (O Globo).

Brasil x Colômbia – É preciso mudança, Bolsonaro está destruindo a Amazônia, diz candidato à Presidência da Colômbia. Sergio Fajardo, ex-prefeito de Medellín, não vê cooperação possível com atual governo brasileiro em caso de vitória (Folha).

Caos político – Philipp Lichterbeck: Algo que sempre me espantou na política brasileira é a quantidade de partidos. Atualmente, 32 legendas estão representadas no Congresso, uma pura sopa de letrinhas. Muitos dos 32 partidos brasileiros são meros veículos para assegurar uma vida relativamente confortável e privilegiada a certos indivíduos. A janela partidária é a expressão máxima do vazio programático e do oportunismo (DW).

Fim da 3ª via – Candidatos presidenciais moderados parecem cada vez mais longe de representar um desafio para as figuras políticas mais polarizadoras do Brasil, Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva, nas eleições de outubro. Com fogo amigo e erros de cálculo, os aspirantes a presidentes centristas estão minando os esforços de longo prazo para dar aos eleitores uma “terceira via” (Bloomberg).

Bolsonaro fortalecido – Brian Winter: Voltando ao Brasil depois de dois longos anos fora, há coisas que impressionam imediatamente. Os mil diferentes tons de verde. Os sorrisos. A maneira particular como o Brasil torna as coisas difíceis fáceis, e as coisas fáceis difíceis. Mas em abril de 2022 há um fenômeno que você só pode apreciar no terreno: a sensação de que o presidente Jair Bolsonaro poderia, apesar de tudo, ainda encontrar uma maneira de vencer as eleições de outubro – ou pelo menos tornar as coisas próximas o suficiente para serem bagunçadas (Americas Quarterly).

Brasileiros na guerra – O Itamaraty investiga um “possível desaparecimento” de brasileiros que teriam deixado o país para se juntar às forças estrangeiras que lutam contra as tropas russas na Ucrânia. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a Embaixada brasileira em Varsóvia e o posto consular avançado em Lviv apuram o caso (O Globo).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

newsletter

Receba as últimas atualizações

Inscreva-se em nossa newsletter

Sem spam, notificações apenas sobre novas atualizações.

Última edição

Categorias

Estamos nas Redes

Populares