Uma seleção das principais notícias que interessam ao Brasil na imprensa nacional e na mídia estrangeira

Ambiente – As metas do acordo climático de Paris falharão a menos que os direitos dos povos indígenas que protegem as florestas tropicais sejam honrados, de acordo com um novo relatório. As terras florestais administradas por povos e comunidades indígenas em países como Brasil, Colômbia, México e Peru sequestram cerca de duas vezes mais carbono do que outras terras, de acordo com a análise (The Guardian).
Vanessa Barbara – Em pouco mais de três anos no cargo, Bolsonaro supervisionou um governo notável por seu desrespeito à vida humana. Há, mais imediatamente, as 660.000 mortes do país por Covid-19 – a segunda maior do mundo, depois dos Estados Unidos. Durante toda a pandemia, ele obstruiu o distanciamento social, sabotou o uso de máscaras e prejudicou a vacinação. Ele afirma que “não cometeu um único erro durante a pandemia”. Portanto, temos que assumir que tudo correu conforme o planejado (The New York Times).
Guerra – Apesar de pressão dos EUA e da UE, Brasil não vai aderir a sanções contra a Rússia. Fontes diplomáticas dizem que país não vai entrar na mesma lógica de guerra dos americanos e dos europeus (O Globo).
Guerra 2 – ‘Está claro que as sanções surtem efeito’, diz embaixador da Alemanha no Brasil. Heiko Thoms reforça necessidade de ação coesa da comunidade internacional para pôr fim ao conflito iniciado pela Rússia (O Globo).