31 março 2022

A posição do Brasil na ‘nova guerra fria’ e mais notas de interesse de 31 de março de 2022

Uma seleção das principais notícias que interessam ao Brasil na imprensa nacional e na mídia estrangeira Desglobalização – Oliver Stuenkel: Vista por Bolsonaro como uma vulnerabilidade estratégica, a Floresta Amazônica pode, nesse contexto, tornar-se um trunfo diplomático brasileiro: desde que o Brasil consiga se projetar como superpotência ambiental disposta a rapidamente reduzir o desmatamento e […]

Uma seleção das principais notícias que interessam ao Brasil na imprensa nacional e na mídia estrangeira

Desglobalização – Oliver Stuenkel: Vista por Bolsonaro como uma vulnerabilidade estratégica, a Floresta Amazônica pode, nesse contexto, tornar-se um trunfo diplomático brasileiro: desde que o Brasil consiga se projetar como superpotência ambiental disposta a rapidamente reduzir o desmatamento e assumir um papel-chave no combate às mudanças climáticas – postura pela qual poderá receber bilhões de dólares de ajuda, diga-se de passagem – o país poderá tentar minimizar o custo político de manter laços com todos os grandes atores, tanto do lado ocidental quanto com a Rússia e a China. A melhor forma para alcançar isso é o Brasil se tornar um ator imprescindível no combate ao desmatamento e às mudanças climáticas. Se for mundialmente reconhecido como tal, terá bem mais margem de manobra para defender seus interesses nacionais em um mundo cada vez mais turbulento e marcado por instabilidade geopolítica (Piauí).

Economia – Petrobras alerta a investidores que Bolsonaro pode mudar política de preços dos combustíveis. Estatal diz que controlador pode perseguir objetivos sociais, com efeito adverso. Texto foi enviado à SEC, órgão regulador do mercado americano (O Globo).

Política regional – ‘O pêndulo da América Latina está mudando’, diz ex-presidente da Colômbia. Integrante do Grupo de Puebla e último secretário-geral da União de Nações Sul-Americanas, hoje desativada, Ernesto Samper diz que ‘ventos progressistas’ na América Latina podem trazer de volta processos de integração (O Globo).

Editor-executivo do portal Interesse Nacional. Jornalista e doutor em Relações Internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. Mestre pelo KCL e autor dos livros Brazil’s international status and recognition as an emerging power: inconsistencies and complexities (Palgrave Macmillan), Brazil, um país do presente (Alameda Editorial), O Brazil é um país sério? (Pioneira) e O Brasil voltou? (Pioneira)

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

Cadastre-se para receber nossa Newsletter