09 julho 2022

‘Adoração satânica, sodomia e até assassinato’: como Stranger Things reviveu o pânico satânico americano dos anos 80

A falsa ligação entre jogos de RPG e uma conspiração oculta apresentada na série é baseada na história real. Na década de 1980, especialistas ouvidos pela TV, políticos e líderes religiosos realmente achavam que o jogo era um ponto de entrada para o culto satânico. Teorias da conspiração assim ainda sobrevivem em novas formas, como parte do Pizzagate ou QAnon, e trazem acusações que acabam justificando ações violentas reais

A falsa ligação entre jogos de RPG e uma conspiração oculta apresentada na série é baseada na história real. Na década de 1980, especialistas ouvidos pela TV, políticos e líderes religiosos realmente achavam que o jogo era um ponto de entrada para o culto satânico. Teorias da conspiração assim ainda sobrevivem em novas formas, como parte do Pizzagate ou QAnon, e trazem acusações que acabam justificando ações violentas reais

Cena da série Stranger Things

Por Michael David Barbezat*

De Kate Bush à vilania russa, a quarta temporada de Stranger Things revive muitas partes da década de 1980 relevantes para nossos tempos. Algumas dessas lembranças do passado proporcionam uma nostalgia bem-vinda. Outras são como fantasmas indesejados que não vão embora. O pânico satânico americano da década de 1980 é um desses retornos menos bem-vindos, mas importantes.

Na quarta temporada de Stranger Things, alguns moradores da amaldiçoada cidade americana de Hawkins caçam o elenco de desajustados heróis da série depois de rotulá-los como seguidores de um culto satânico. A acusação de satanismo gira em torno do jogo Dungeons and Dragons e as reuniões dos protagonistas para jogá-lo com outros alunos impopulares em sua escola como parte do Hellfire Club.

Ao confundir um jogo inofensivo jogado por um bando de nerds com uma conspiração satânica, o popular atleta Jason Carver culpa erroneamente seus jogadores pelos horrores sobrenaturais muito reais no coração da trama.

O personagem Eddie Munson está no centro de um pânico satânico na quarta temporada de em Stranger Things

Adoração satânica, sodomia, suicídio e até assassinato!

A falsa ligação entre Dungeons and Dragons e uma conspiração oculta apresentada na série é baseada na história real. Na década de 1980, especialistas ouvidos pela TV, políticos e líderes religiosos realmente achavam que o jogo era um ponto de entrada para o culto satânico e uma vasta conspiração imaginada de cultos satânicos que supostamente permeavam os Estados Unidos e o mundo inteiro.

No primeiro episódio, Eddie, o líder do Hellfire Club e seu jogo Dungeons and Dragons, recita ironicamente acusações absurdas feitas na época. Essas alegações de pânico sugeriram que Dungeons and Dragons promovia “adoração satânica, sodomia, suicídio e até… assassinato!” Durante a temporada, o próprio Eddie se torna vítima de acusações semelhantes.

Rituais ocultos, orgias e sacrifícios humanos

A campanha contra Dungeons and Dragons foi parte de uma histeria maior sobre uma suposta enorme conspiração, frequentemente chamada hoje de Pânico Satânico.

Central para isso era a ideia de que redes de cultos estavam realizando rituais ocultos, orgias e sacrifícios humanos, envolvendo o abuso e assassinato de crianças. Esse abuso ritual era semelhante às alegações feitas em um livro influente, mas desacreditado, Michelle Remembers (1980).

O livro Michelle Remembers de Lawrence Pazder e Michelle Smith

Histórias como Michelle Remembers popularizaram a ideia de grandes redes satânicas intergeracionais que estavam destruindo a sociedade americana por dentro. Especialistas vinculam a proliferação da crença nessa conspiração às ansiedades resultantes de mudanças sociais aceleradas.

Isso incluía mulheres entrando na força de trabalho, reportagens cada vez mais sensacionalistas sobre crimes, a “decadência” dos valores tradicionais e a ascensão da direita religiosa nos Estados Unidos.

Um clima de pânico

A crença na conspiração satânica durante as décadas de 1980 e 1990 destruiu muitas vidas. Especialmente na América do Norte, houve centenas de acusações que resultaram em inúmeros julgamentos. Livros e podcasts recentes exploram casos específicos como Martensville, Saskatchewan ou a pré-escola McMartin perto de Los Angeles.

Em McMartin, foi alegado que centenas de crianças foram abusadas sexualmente em orgias clandestinas. Mesmo em uma atmosfera de pânico, as evidências eram insuficientes para garantir qualquer condenação.

Acusações em outros lugares frequentemente testavam a credulidade, sugerindo o assassinato de um número absurdo de crianças e bebês. Essas alegações eram falsas. Por exemplo, um estudo de 1994 examinou 12 mil acusações de abuso ritual satânico organizado. Concluiu que não havia evidências de cultos satânicos organizados que abusavam sexualmente de crianças.

Estudos sobre acusações específicas, como os de McMartin, muitas vezes enfatizam como os investigadores adultos criaram relatos de abuso que se encaixam em seus preconceitos de satanismo. Eles fizeram isso, muitas vezes sem saber, fazendo com que as crianças sugestionáveis ​​dissessem o que esperavam ouvir.

Os modelos de abuso ritual reproduzidos pelos investigadores têm uma história. A caça às bruxas moderna é uma analogia frequentemente citada, mas as semelhanças são muito mais profundas e mais antigas. As reuniões secretas, orgias e abusos rituais atribuídos aos cultos modernos correspondem ao que Norman Cohn chamou de fantasia ritual noturna. Da mesma forma, acusações foram feitas contra bruxas, hereges cristãos, judeus e cristãos primitivos.

Pânico satânico hoje

Como sugere o autor David Frankfurter, as muitas versões diferentes de supostas conspirações demoníacas exibem padrões. Uma das mais preocupantes e irônicas é que atrocidades historicamente verificáveis ​​não acontecem nas mãos de cultos inexistentes – mas sim durante tentativas equivocadas de destruí-los.

Uma atrocidade é a minimização do abuso real de crianças. Ao vinculá-lo a conspirações imaginadas, delírios como o Pânico Satânico evitam lidar com as estruturas sociais reais que facilitam o abuso.

O Pânico Satânico, ou teoria da conspiração ocultista demoníaca, ainda está conosco. Na verdade, assumiu novas formas, como parte do Pizzagate ou QAnon. Os crentes de ambas as conspirações frequentemente alegam que seus inimigos sociais e políticos abusam ritualmente de crianças seguindo antigos cultos do mal.

Como no passado, tais acusações podem justificar a violência realizada ironicamente em nome da erradicação do mal. A crença em conspirações demoníacas desacreditadas, mas familiares, torna provável que esse erro familiar aconteça novamente.


*Michael David Barbezat é pesquisador na Australian Catholic University


Este texto é uma republicação do site The Conversation sob uma licença Creative Commons. Leia o artigo original, em inglês.


Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

Editor-executivo do portal Interesse Nacional. Jornalista e doutor em Relações Internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. Mestre pelo KCL e autor dos livros Brazil’s international status and recognition as an emerging power: inconsistencies and complexities (Palgrave Macmillan), Brazil, um país do presente (Alameda Editorial), O Brazil é um país sério? (Pioneira) e O Brasil voltou? (Pioneira)

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