Com COP30 e retrocesso político, Brasil tem imagem ambiental dúbia
Cobertura teve tom crítico em reportagens do jornal britânico The Guardian, que se debruçou sobre problemas de violência e destruição na região da floresta tropical, mas também encontrou abordagem positiva especialmente no China Daily, que publicou sobre organização do país para a conferência do clima

iii-Brasil – de 26/05 a 01/06/2025
Visibilidade: 50 reportagens em 7 veículos analisados
Classificação das notícias:
52% Neutras
16% Negativas
32% Positivas
Notícias variadas sobre temas relacionados à Amazônia e a questões ambientais criaram uma imagem dúbia do Brasil na imprensa estrangeira na última semana. Por um lado, a cobertura teve tom crítico em reportagens do jornal britânico The Guardian, que se debruçou sobre o retrocesso político, problemas de violência e destruição na região da floresta tropical. Por outro, encontrou abordagem positiva especialmente no China Daily, que publicou sobre organização do país para a conferência do clima
No total, foram registrados na última semana de maio 50 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume acima da média semanal do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil). O período registrou uma maioria de textos de tom neutro (52%), 32% de menções positivas e apenas 16% de repercussão negativa.
Entenda como funciona o iii-Brasil
Segundo o jornal britânico, “a governança ambiental do Brasil está ameaçada – e Lula está do lado da indústria petrolífera”.
A reportagem tratou da discussão ocorrida entre parlamentares de direita e a ministra Marina Silva. “A intimidação política raramente é tão brutal quanto foi no Brasil esta semana, quando a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, foi emboscada em uma reunião do Senado. Seus algozes brutais – todos políticos brancos do sexo masculino na comissão de infraestrutura – se revezaram para menosprezar publicamente a mulher negra de 67 anos, que fez mais do que ninguém para proteger as riquezas naturais do país – a floresta amazônica, o Pantanal, o Cerrado e outros biomas – de abusos vorazes”, diz.

Na publicação chinesa, entretanto, o tom foi outro, com meia dúzia de citações ao Brasil, a maioria com tom positivo sobre colaboração ambiental e a organização da conferência.
“No final de 2025, a COP30 será realizada em Belém, Brasil, marcando um momento crucial para sustentar a ambição climática global e avançar na implementação do Acordo de Paris”, diz.
Uma outra reportagem trata da colaboração entre os dois países: “À medida que o Brasil busca remodelar sua economia com uma visão de longo prazo centrada na expansão de energia renovável e no desenvolvimento de infraestrutura digital, o país está cada vez mais olhando para a China”, diz.

Retrospectiva
Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 57 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados.
Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 52% de reportagens de tom neutro, 27% de menções com tom negativo e 21% de textos positivos sobre o país.
O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros.
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