Com destaque para notícias ambientais, Brasil tem imagem internacional 24% positiva e 12% negativa
Em uma semana com poucas menções ao Brasil na imprensa estrangeira e sem um tema dominante na atenção externa em relação ao país, algumas reportagens sobre temas ambientais ajudaram a promover uma imagem mais positiva do que negativa.

iii-Brasil – de 26/01 a 01/02/2026
Visibilidade: 41 reportagens em 7 veículos analisados
Classificação das notícias:
64% Neutras
12% Negativas
24% Positivas
Em uma semana com poucas menções ao Brasil na imprensa estrangeira e sem um tema dominante na atenção externa em relação ao país, algumas reportagens sobre temas ambientais ajudaram a promover uma imagem mais positiva do que negativa.
No total, foram registrados na última semana de janeiro 41 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume abaixo da média semanal do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil). O período registrou uma maioria de textos de tom neutro (64%) e uma proporção maior de menções positivas (24%) do que de repercussão negativa (12%).
Entenda como funciona o Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil)
A questão ambiental costuma ser uma de maior atenção no exterior sobre o Brasil, e nesta semana, uma das principais abordagens sobre o país na imprensa internacional foi uma reportagem do jornal Le Monde sobre redução do desmatamento.
“Na Amazônia brasileira, o desmatamento em terras indígenas está diminuindo. Em 2025, o desmatamento nas 475 terras indígenas, que cobrem 23% da Amazônia, atingiu apenas 44 quilômetros quadrados, uma redução de 20% em comparação com a área desmatada em 2024”, diz a reportagem.
Apesar do tom positivo, o jornal destaca que o avanço da proteção ambiental se dá ainda em um contexto problemático.
“No Brasil, a sobrevivência dos povos indígenas é constantemente ameaçada pela expansão do agronegócio e pela exploração ilegal de madeira e ouro. Um estudo da ONG ambiental Imazon, publicado na segunda-feira, 26 de janeiro, oferece uma nota de esperança: em 2025, o desmatamento nos aproximadamente 475 territórios indígenas, que abrangem 23% da Amazônia, atingiu apenas 44 quilômetros quadrados. Isso representa uma redução de 20% em comparação com a área desmatada em 2024 e de 88% em relação a 2019.”

Enquanto o jornal francês deu um destaque positivo, o britânico The Guardian também publicou uma reportagem com foco ambiental, mas com tom mais negativo para a imagem do Brasil.
“Grandes varejistas britânicos e europeus estão tentando resgatar os principais elementos da moratória da soja na Amazônia, após o acordo de proteção florestal mais bem-sucedido do mundo ter sido destruído por legisladores brasileiros e abandonado por comerciantes internacionais”, diz.

Retrospectiva
Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 59 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados.
Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 52% de reportagens de tom neutro, 27% de menções com tom negativo e 22% de textos positivos sobre o país.
O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Gondim Mariutti atua como pesquisadora, professora universitária e consultora. Ph.D. na Inglaterra, pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração, bacharel em Comunicação Social no Brasil e senior high school year nos EUA. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Colunista no Portal Interesse Nacional e do iii-Brasil. Autora de artigos científicos, dois livros e sete capítulos de livros. Em 2025, no Handbook on Public Diplomacy, publica o capítulo "The Brazilian way: Public diplomacy as a means for positive image and global prestige"
Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional