Daniel Alves: Pandemia abriu espaço para discussões sobre o papel do Estado na economia
No Visões do Brazil, parceria com o Instituto Brasil do King’s College London, doutorando em economia política apresenta perspectivas sobre os impactos da pandemia na política e na economia no Brasil e no mundo
No Visões do Brazil, parceria com o Instituto Brasil do King’s College London, doutorando em economia política apresenta perspectivas sobre os impactos da pandemia na política e na economia no Brasil e no mundo
A pandemia de Covid-19 causou incontáveis impactos na sociedade global e transformou em muitos países a relação entre o Estado e o mercado. Para entender os efeitos de um choque desta magnitude para governos, empresas e a própria concepção do papel do Estado, o Instituto Brasil do King’s College London e a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) organizaram um seminário virtual com especialistas de diferentes países.
“A Covid-19 representou um choque em diferentes assuntos de economia e de política, o que leva a discussões sobre a globalização e a disposição de Estados em diferentes partes do mundo para interferir em cadeias de produção e até mesmo em negócios”, explicou Daniel Alves, doutorando em economia política no King’s College London, pesquisador afiliado no Instituto Brasil e um dos curadores do blended webinar “Estado e Mercado Após a Covid-19”.
O evento reuniu especialistas acadêmicos e do setor privado para analisar formas de favorecer um diálogo produtivo entre um Estado regulador mais poderoso e o setor corporativo. Entre os palestrantes, estavam a analista Política Sênior da XP Investimentos, Júnia Gama; o professor de Economia e Políticas Públicas do King’s College London, Jonathan Portes; e a editora-executiva da Americas Quarterly, Cecilia Tornaghi.
Segundo Alves, o debate foi importante para colocar uma perspectiva sobre o assunto na América Latina e no Brasil, destacando impactos da pandemia em questões como desigualdade, acesso a educação e saúde.
Além da discussão sobre os impactos da pandemia, Alves explicou que a parceria entre a universidade britânica e a Aberje também está preparando debates sobre política com foco nas eleições no Brasil e em outros países. Segundo ele, um dos centros da atenção nesta área é a liberdade de imprensa e o conflito entre informação e desinformação.
Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da Interesse Nacional.
Editor-executivo do portal Interesse Nacional. Jornalista e doutor em Relações Internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. Mestre pelo KCL e autor dos livros Brazil’s international status and recognition as an emerging power: inconsistencies and complexities (Palgrave Macmillan), Brazil, um país do presente (Alameda Editorial), O Brazil é um país sério? (Pioneira) e O Brasil voltou? (Pioneira)
Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional