Edição 69 da revista Interesse Nacional é publicada
Os estragos no cenário global patrocinados pelas iniciativas do republicano Trump, de volta à cadeira presidencial americana são abordados em artigos na edição mais recente

Recheiam a edição 69 da Revista Interesse Nacional visões sobre a relevância do Brasil no agronegócio e a essencial necessidade de o País discutir seu papel nesse atual momento de tamanha ebulição global.
Três artigos tratam do reconhecimento da excelência da nação agrícola, assim como de seu futuro com os indiscutíveis avanços do agronegócio que, cada vez mais, está intrinsecamente ligado às tecnologias digitais e à sustentabilidade. Projeções apontam que a população mundial atingirá 10 bilhões de pessoas até 2050, o que exigirá aumento na produção de alimentos. Nos últimos 50 anos, o Brasil passou de País dependente de importações de alimentos para um dos principais fornecedores globais. Essa transformação foi impulsionada por investimentos significativos em pesquisa, desenvolvimento e inovação, liderados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Apesar dessa grandiosidade na área, falta ao Brasil um pensamento orquestrado pela sociedade sobre que País queremos ser. O fortalecimento do nacionalismo, as preocupações ambientais e a mudança do clima, a geoeconomia e os avanços tecnológicos são algumas das facetas da nova ordem mundial. É mais do que hora de se discutir o Brasil em si mesmo e colocar os interesses nacionais acima de visões setoriais, partidárias e ideológicas, como já fazem as principais nações, com uma visão de médio e longo prazos.
Os estragos no cenário global patrocinados pelas iniciativas do republicano Trump, de volta à cadeira presidencial americana, também são abordados em artigos na atual edição, que especula sobre o ambicioso realinhamento da geoeconomia/geopolítica com os avanços da liderança chinesa e do papel crescente da Índia no cenário econômico mundial.
Clique aqui para ver a revista completa
O portal Interesse Nacional é uma publicação que busca juntar o aprofundamento acadêmico com uma linguagem acessível mais próxima do jornalismo. Ele tem direção editorial do embaixador Rubens Barbosa e coordenação acadêmica do jornalista e pesquisador Daniel Buarque. Um dos focos da publicação é levantar discussões sobre as relações do Brasil com o resto do mundo e o posicionamento do país nas relações internacionais.
Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional