12 abril 2022

Entenda como funciona o Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil), monitoramento de notícias sobre o Brasil no exterior

Com o objetivo de analisar a forma como o Brasil aparece na mídia estrangeira, a Interesse Nacional desenvolveu o Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil), um levantamento quantitativo e qualitativo, cientificamente embasado, sobre o lugar do país no mundo e sua imagem no exterior.

Por Daniel Buarque e Fabiana Mariutti*

A mídia internacional é vitrine e espelho do Brasil. Ela mostra o que acontece no país para o resto do mundo e tem um forte papel em moldar a percepção que estrangeiros têm do país, enquanto também reflete uma interpretação da nação e da própria identidade brasileira.

Entender como o Brasil é retratado na imprensa internacional, portanto, é fundamental para entender o lugar que outras nações veem ser ocupado pelo país nas relações globais e para desenhar estratégias para melhor inserção internacional do Brasil.

Com o objetivo de analisar a forma como o Brasil aparece na mídia estrangeira, a Interesse Nacional desenvolveu o Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil), um levantamento quantitativo e qualitativo, cientificamente embasado, sobre o lugar do país no mundo e sua imagem no exterior.

Leia artigo com embasamento teórico e metodológico para a criação do iii-Brasil

A pesquisa é atualizada semanalmente, com um índice que vai indicar se a imagem do Brasil na imprensa internacional foi mais positiva, negativa ou neutra, e um artigo de opinião sobre os principais destaques a respeito do país na mídia do resto do mundo. O trabalho é desenvolvido pelos pesquisadores Daniel Buarque (editor-executivo da Interesse Nacional e doutorando pelo King’s College London e pela USP) e Fabiana Mariutti (pesquisadora e Consultora sobre gestão de marca de lugar e negócios internacionais que estuda a marca Brasil desde 2010). Ele tem como base o artigo acadêmico “Good News, Bad News or Just News: How UK Broadsheets project Brazil”, publicado pelos autores em 2020.

Para determinar o iii-Brasil, o levantamento coleta dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China).

Cada notícia coletada é analisada com o uso de planilhas que detalham o destaque dado ao Brasil e mensuram a abordagem usada no texto. Cada artigo é classificado usando método já consagrado academicamente, indicando como “positivos” se forem essencialmente “boas notícias”, negativos se forem “más notícias” –ambas podendo alterar a percepção externa sobre o país– e neutros se forem factuais e não apresentarem nenhuma notícia negativa ou positiva.

Atualizado a cada semana, o iii-Brasil indica a evolução da percepção externa do Brasil sob a perspectiva da mídia estrangeira. Além do índice atualizado, a Interesse Nacional também publica semanalmente um artigo com abordagem qualitativa analisando os principais destaques sobre o Brasil na imprensa estrangeira. Neste caso, a metodologia permite avaliar outros veículos de mídia além dos selecionados para o estabelecimento do iii-Brasil, na tentativa de lançar um olhar mais amplo sobre a percepção externa a respeito do lugar do Brasil. Juntas, as avaliações vão permitir entender melhor o posicionamento do país no mundo, bem como conhecer as vulnerabilidades e oportunidades para a diplomacia e o comércio exterior brasileiros.


* Daniel Buarque é editor-executivo do Interesse Nacional, pesquisador no programa de doutorado em Relações Internacionais do Brazil Institute do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. É jornalista, tem mestrado em Brazil in Global Perspective pelo KCL e é autor do livro “Brazil, um país do presente” (Alameda)

Fabiana Gondim Mariutti é pesquisadora doutora e consultora sobre gestão de marca de lugar e negócios internacionais; pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração com Bacharel em Comunicação Social. Estuda a marca Brasil desde 2010.

O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros. 

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

Cadastre-se para receber nossa Newsletter