26 março 2024

Casos de polícia marcam negativamente a imagem do país no exterior

Reportagens sobre indiciamento de Bolsonaro, prisão de Robinho e revelação sobre os suspeitos de terem encomendado o assassinato de Marielle Franco aumentaram a visibilidade do Brasil no exterior com enfoque prejudicial à percepção do país

Por Daniel Buarque e Fabiana Mariutti*

iii-Brasil – de 18 a 24/3 de 2024

Visibilidade: 52 reportagens em 7 veículos analisados

Classificação das notícias:

29% Neutras

54% Negativas

17% Positivas

A publicação de notícias sobre diferentes casos de polícia relacionados ao Brasil ajudaram a projetar uma imagem negativa do país na imprensa estrangeira ao longo da última semana. O período começou marcado pelo indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro por suspeita de fraude em seu cartão de vacinação, teve ainda a decisão sobre a prisão do ex-jogador de futebol Robinho por estupro e foi encerrada com a prisão dos suspeitos de terem encomendado o assassinato da vereadora Marielle Franco.

No total, foram registrados na terceira semana completa de março 52 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume abaixo da média semanal do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil). A maior proporção dos textos teve tom negativo, atingindo 54% da cobertura sobre o país. As menções neutras foram 29%, e as positivas apenas 17%. 

“A Polícia Federal do Brasil recomendou que o ex-presidente Jair Bolsonaro fosse acusado criminalmente em um esquema para falsificar seu cartão de vacina Covid-19, em parte para viajar para os Estados Unidos durante a pandemia, no mais recente sinal de investigações criminais se aproximando do ex-presidente”, publicou o jornal americano The New York Times.

O caso foi um dos principais destaques sobre o Brasil no exterior, e foi discutido como parte de uma série de investigações contra o ex-governante. “As diversas investigações contra Jair Bolsonaro, que presidiu o Brasil entre 2019 e 2022, ganham força como mostra o fato de que foram revelados novos depoimentos que o colocam no centro de uma trama golpista e que a Polícia Federal formalmente solicitou que ele fosse acusado de falsificar seu cartão de vacinação e o de sua filha, Laura, de 13 anos”, explica o espanhol El País.

Além do ex-presidente, o caso envolvendo a condenação do ex-jogador de futebol Robinho por estupro na Itália também chamou atenção internacional. “Robinho foi detido pela Polícia Brasileira para cumprir pena de nove anos de prisão no país por estupro coletivo proferida em Itália em 2017”, publicou o jornal argentino Clarín.

Outro caso importante teve destaque no exterior no domingo (24), com a prisão de suspeitos de envolvimento com o assassinato de Marielle. “‘Quem matou Marielle Franco?’ Essa tem sido a questão que assombra o Rio de Janeiro nos últimos seis anos, desde que um homem armado assassinou a vereadora negra, gay e feminista que lutava contra a corrupção arraigada e as gangues poderosas da cidade. Mas agora a sua família e os milhares de apoiantes que saíram às ruas em nome de Franco parecem ter uma resposta”, diz o New York Times.

“Dois políticos poderosos e o ex-chefe de polícia do Rio de Janeiro foram presos como parte de uma operação da Polícia Federal que visava os supostos mentores do assassinato da vereadora do Rio, Marielle Franco, em 2018”, diz reportagem do jornal britânico The Guardian

Retrospectiva 

Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 59 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados. 

Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 50% de reportagens de tom neutro, 30% de menções com tom negativo e 20% de textos positivos sobre o país. 


*Daniel Buarque é pesquisador no pós-doutorado do Instituto de Relações Internacionais da USP (ISI/USP), doutor em relações internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. Jornalista, tem mestrado em Brazil in Global Perspective pelo KCL e é autor de livros como Brazil’s international status and recognition as an emerging power: inconsistencies and complexities (Palgrave Macmillan), Brazil, um país do presente (Alameda Editorial) e O Brazil é um país sério? (Pioneira). É editor-executivo do portal Interesse Nacional.

Leia mais artigos de Daniel Buarque

Fabiana Mariutti atua como pesquisadora, professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer. Autora dos livros: “Country Reputation: The Case of Brazil in the United Kingdom: Four Stakeholders’ Perspectives on Brazil’s Brand Image(2017) e Country Brand Identity: Communication of the Brazil Brand in the United States of America (2013).


O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China).

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

Cadastre-se para receber nossa Newsletter