20 junho 2023

iii-Brasil: Em semana de baixa visibilidade, ciclone no RS chama a atenção internacional

Volume de textos com menções ao Brasil na semana foi quase metade da média registrada desde 2022. Tempestades, que deixaram mais de dez mortos no sul do país, foram o tema mais abordado na imprensa estrangeira

Volume de textos com menções ao Brasil na semana foi quase metade da média registrada desde 2022. Tempestades, que deixaram mais de dez mortos no sul do país, foram o tema mais abordado na imprensa estrangeira

Por Daniel Buarque e Fabiana Mariutti*

iii-Brasil – de 12 a 18 de junho de 2023

Visibilidade: 39 reportagens em 7 veículos analisados

Classificação das notícias:

62% Neutras

20% Negativas

18% Positivas

A passagem de um ciclone extratropical que deixou mais de uma dezena de mortos no Rio Grande do Sul foi a notícia de maior visibilidade relacionada ao Brasil na imprensa internacional ao longo da última semana. Alguns dos principais jornais do mundo registraram a destruição deixada pelas tempestades, quase sem com textos factuais de tom neutro.

No total, foram registrados na primeira semana completa de junho 39 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume muito abaixo da média semanal do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil). A maior proporção dos textos teve tom neutro, atingindo 62% da cobertura sobre o país. As reportagens de tom positivo foram 18% e as negativas foram 20%. 

https://interessenacional.com.br/edicoes-posts/entenda-como-funciona-o-indice-de-interesse-internacional-monitoramento-de-noticias-sobre-o-brasil-no-exterior/

“Tragédia no Brasil: ciclone causou estragos no Rio Grande do Sul e deixou ao menos 11 mortos e 22 desaparecidos”, destacou o jornal argentino Clarín. “Pelo menos 11 pessoas morreram até o início da noite de sábado no estado brasileiro do Rio Grande do Sul, por causa da passagem de um ciclone extratropical pelo litoral gaúcho. Segundo a Defesa Civil estadual, outras 15 pessoas estavam desaparecidas. Também havia 2.330 desabrigadas (em abrigos públicos) e 602 desalojadas (em casas de familiares ou amigos)”, noticiou o jornal português Público.

“O sistema de tempestades que atingiu o país foi um ciclone extratropical. Essas tempestades têm ar frio em seu núcleo e são tipicamente associadas a frentes frias, disseram meteorologistas do Serviço Nacional de Meteorologia”, registrou o New York Times.

Retrospectiva 

Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 69 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados. 

Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 49% de reportagens de tom neutro, 32% de menções com tom negativo e 18% de textos positivos sobre o país. 


*Daniel Buarque é editor-executivo do Interesse Nacional, pesquisador do pós-doutorado do IRI-USP, doutor em relações internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. É jornalista, tem mestrado em Brazil in Global Perspective pelo KCL e é autor dos livros “Brazil, um país do presente” (Alameda) e “O Brazil É um País Sério?” (Pioneira).

Fabiana Mariutti atua como pesquisadora, professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Autora dos livros: “Country Reputation: The Case of Brazil in the United Kingdom: Four Stakeholders’ Perspectives on Brazil’s Brand Image(2017) e Country Brand Identity: Communication of the Brazil Brand in the United States of America (2013).

O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros. 

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

Cadastre-se para receber nossa Newsletter