iii-Brasil: Expansão do Brics ajuda a projetar imagem internacional do país
Discussão sobre a cúpula dos países emergente e aumento do grupo continuou sendo um dos principais temas relacionados ao país na imprensa estrangeira
Discussão sobre a cúpula dos países emergente e aumento do grupo continuou sendo um dos principais temas relacionados ao país na imprensa estrangeira
Por Daniel Buarque e Fabiana Mariutti*
iii-Brasil – de 28/8 a 3/9 de 2023
Visibilidade: 44 reportagens em 7 veículos analisados
Classificação das notícias:
48% Neutras
14% Negativas
38% Positivas
Mesmo depois do fim da Cúpula do Brics, na África do Sul, a decisão de ampliar o grupo com seis novos países continuou sendo o principal tema relacionado ao Brasil a ter destaque na imprensa estrangeira na última semana, o que fez com que o Brasil tivesse uma visibilidade internacional maior do que a média no período. Assim como na semana anterior, o evento chamou a atenção especialmente na China, onde a cobertura foi muito positiva sobre o grupo e sobre o Brasil.
No total, foram registrados na semana entre o fim de agosto e o início de setembro 44 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume abaixo da média semanal do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil). A maior proporção dos textos teve tom neutro, atingindo 48% da cobertura sobre o país. As reportagens de tom positivo chegaram a 38%, e as menções negativas foram apenas 14%.
O jornal China Daily publicou mais de uma dezena de reportagens sobre a ampliação do Brics, e sete delas destacavam positivamente a participação do Brasil no grupo. Um dos pontos foi a publicação de comentários do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o encontro. O brasileiro foi citado dizendo que o Brics tornou-se mais poderoso, mais forte e mais importante com a ampliação do grupo.
Segundo o diário chinês, a comunidade internacional reconheceu a importância do Brics e vê o grupo com interesses consistentes na política internacional. Uma reportagem diz que os principais representantes do Sul Global em desenvolvimento estabeleceram orientações sobre como a humanidade deve avançar, e a cúpula deve ser considerada um momento decisivo.
Em editorial, o jornal britânico The Guardian analisou a importância da cúpula realizada na África do Sul e argumentou que a ampliação do grupo é um “sintoma de desordem global”. “À medida que o mundo se torna mais fragmentado, os países em desenvolvimento procuram novas coligações para ficarem fora de uma possível guerra fria”, diz.
Outro jornal estrangeiro a falar da cúpula foi o espanhol El País, que diz que o grupo é um projeto geopolítico chinês e que está realizando uma experiência no Mercosul, especialmente por conta da grande crise econômica argentina, que gera oportunidades para Pequim.
Retrospectiva
Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 65 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados.
Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 49% de reportagens de tom neutro, 31% de menções com tom negativo e 20% de textos positivos sobre o país.
*Daniel Buarque é editor-executivo do Interesse Nacional, pesquisador do pós-doutorado do IRI-USP, doutor em relações internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. É jornalista, tem mestrado em Brazil in Global Perspective pelo KCL e é autor dos livros “Brazil, um país do presente” (Alameda) e “O Brazil É um País Sério?” (Pioneira).
Fabiana Mariutti atua como pesquisadora, professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Autora dos livros: “Country Reputation: The Case of Brazil in the United Kingdom: Four Stakeholders’ Perspectives on Brazil’s Brand Image” (2017) e “Country Brand Identity: Communication of the Brazil Brand in the United States of America” (2013).
O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China).
Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional