03 outubro 2023

iii-Brasil: Mídia estrangeira tem mais notícias positivas do que negativas sobre o país em setembro

Em mês com baixa visibilidade, jornais internacionais publicaram quase 50% mais textos favoráveis ao Brasil do que artigos prejudiciais. Principais destaques foram a cobertura sobre a a cúpula do Brics, o ciclone no sul do país e a rejeição do marco temporal pelo STF

Em mês com baixa visibilidade, jornais internacionais publicaram quase 50% mais textos favoráveis ao Brasil do que artigos prejudiciais. Principais destaques foram a cobertura sobre a a cúpula do Brics, o ciclone no sul do país e a rejeição do marco temporal pelo STF

Por Daniel Buarque e Fabiana Mariutti*

iii-Brasil – de 25/9 a 1/10 de 2023

Visibilidade: 36 reportagens em 7 veículos analisados

Classificação das notícias:

44% Neutras

28% Negativas

28% Positivas

A imprensa internacional publicou mais notícias positivas do que negativas sobre o Brasil no mês de setembro. Assim como tem sido registrado desde o início da análise sobre a imagem do país na mídia estrangeira, a maior proporção das menções ao Brasil apareceu em reportagens de tom neutro, sem impactos sobre a qualidade da percepção externa. Entre os textos que podem ter influência sobre a forma como o país é visto, entretanto, os mais favoráveis ao país foram maioria, ao contrário do que vem sendo registrado desde o início de 2022.

No total mensal, o país foi o foco de 261 reportagens publicadas pelos sete veículos da imprensa estrangeira analisados pelo Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) em setembro –uma visibilidade abaixo da média mensal, que é de 282 textos sobre o país. Mais da metade das reportagens (54%) tinham tom neutro, enquanto 28% foram positivas e apenas 19% negativas.

Foram registrados na quarta semana de setembro 36 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume muito abaixo da média semanal do iii-Brasil. A maior proporção dos textos teve tom neutro, atingindo 44% da cobertura sobre o país. As reportagens de tom positivo e de tom negativo tiveram 28%, cada. 

https://interessenacional.com.br/edicoes-posts/entenda-como-funciona-o-indice-de-interesse-internacional-monitoramento-de-noticias-sobre-o-brasil-no-exterior/

O mês já começou com uma exposição positiva do Brasil graças a uma ampla cobertura sobre a Cúpula do Brics. Mesmo depois do fim do evento, a decisão de ampliar o grupo com seis novos países continuou sendo o principal tema relacionado ao Brasil a ter destaque na imprensa estrangeira na primeira semana de setembro, o que fez com que o Brasil tivesse uma visibilidade internacional maior e mais positiva do que a média no período.

Outro tema com destaque positivo foi a decisão do Supremo Tribunal Federal sobre a inconstitucionalidade da tese de um marco temporal para a demarcação das terras indígenas.

A visibilidade do país também foi ampliada pelo o ciclone que devastou bairros inteiros de 66 cidades no estado do Rio Grande do Sul, estendendo também ao estado de Santa Catarina. A cobertura do tema no exterior foi predominante neutra, entretanto, sem impactos sobre a imagem do país.

Retrospectiva 

Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 65 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados. 

Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 50% de reportagens de tom neutro, 30% de menções com tom negativo e 20% de textos positivos sobre o país. 


*Daniel Buarque é editor-executivo do Interesse Nacional, pesquisador do pós-doutorado do IRI-USP, doutor em relações internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. É jornalista, tem mestrado em Brazil in Global Perspective pelo KCL e é autor dos livros “Brazil, um país do presente” (Alameda) e “O Brazil É um País Sério?” (Pioneira).

Fabiana Mariutti atua como pesquisadora, professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Autora dos livros: “Country Reputation: The Case of Brazil in the United Kingdom: Four Stakeholders’ Perspectives on Brazil’s Brand Image(2017) e Country Brand Identity: Communication of the Brazil Brand in the United States of America (2013).

O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros. 

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

Cadastre-se para receber nossa Newsletter