iii-Brasil: Redução no desmatamento ajuda a melhorar a imagem do país no mundo
Em meio a uma sequência de notícias negativas sobre seca e destruição na Floresta Amazônica, notícia de queda nos índices de derrubada de árvores indica acertos na política de preservação do país após anos de dados negativos
Em meio a uma sequência de notícias negativas sobre seca e destruição na Floresta Amazônica, notícia de queda nos índices de derrubada de árvores indica acertos na política de preservação do país após anos de dados negativos
Por Daniel Buarque e Fabiana Mariutti*
iii-Brasil – de 6 a 12/11 de 2023
Visibilidade: 43 reportagens em 7 veículos analisados
Classificação das notícias:
51% Neutras
21% Negativas
28% Positivas
Em meio a uma sequência de notícias negativas sobre a Amazônia publicadas no exterior por conta de seca e queimadas, a divulgação de dados sobre redução do desmatamento ao longo do último ano ajudaram a melhorar a imagem do país no exterior. Alguns dos principais veículos da imprensa estrangeira noticiaram a queda no índice de derrubada de árvores, indicando a percepção de acertos do país na preservação ambiental após anos de dados problemáticos nessa área.
No total, foram registrados na segunda semana de novembro 43 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume abaixo da média semanal do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil). A maior proporção dos textos teve tom neutro, atingindo 51% da cobertura sobre o país. As menções positivas foram 28% e as negativas foram 21%.
A notícia sobre a redução do desmatamento foi uma das que tiveram maior visibilidade na última semana. “O desmatamento na Floresta Amazônica no Brasil caiu para o nível mais baixo em cinco anos, anunciou o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais do país na quinta-feira, um sinal de que o Brasil, que possui a maior parcela de floresta tropical do mundo, estava progredindo em sua promessa de deter todo o desmatamento até o final da década”, diz a reportagem publicada pelo jornal americano The New York Times.
Além de ser uma notícia positiva para a imagem do Brasil, a imprensa estrangeira credita o novo governo pela redução do desmatamento, elogiando a política iniciada em janeiro em contraste com o que foi feito durante os anos de governo Bolsonaro. “Os dados são uma boa notícia para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que desde seu retorno ao poder colocou a proteção da Amazônia e do meio ambiente entre suas prioridades. Durante o mandato de Jair Bolsonaro, a exploração madeireira ilegal aumentou rapidamente e apenas no seu último ano a tendência mudou para começar a diminuir. Ele foi considerado um vilão ambiental planetário”, diz o espanhol El País.
Apesar do alívio para a reputação brasileira trazido pelos dados positivos, os problemas ambientais continuam tendo impacto para a imagem do país. O jornal britânico The Guardian, por exemplo, continua publicando reportagens sobre a grave seca que atinge a região da floresta. “Tudo está ressecado. A vegetação estala sob os pés. Em comparação com a estação chuvosa, a floresta encolheu visivelmente a vários metros da beira da estrada. As árvores mais resistentes estão aguentando, mas nas margens, as palmeiras mais fracas começaram a murchar e a ficar marrons”, diz.
Retrospectiva
Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 63 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados.
Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 49% de reportagens de tom neutro, 30% de menções com tom negativo e 21% de textos positivos sobre o país.
*Daniel Buarque é editor-executivo do Interesse Nacional, pesquisador do pós-doutorado do IRI-USP, doutor em relações internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. É jornalista, tem mestrado em Brazil in Global Perspective pelo KCL e é autor dos livros “Brazil, um país do presente” (Alameda) e “O Brazil É um País Sério?” (Pioneira).
Fabiana Mariutti atua como pesquisadora, professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Autora dos livros: “Country Reputation: The Case of Brazil in the United Kingdom: Four Stakeholders’ Perspectives on Brazil’s Brand Image” (2017) e “Country Brand Identity: Communication of the Brazil Brand in the United States of America” (2013).
O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros.
Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional