Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/storage/c/6b/bd/interessenaciona1/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Interesse Nacional
28 março 2022

IRICE e Sebrae formam parceria para treinar executivos com foco em comércio Exterior

O Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior (IRICE) e o Sebrae estão iniciando uma parceria na área de treinamento de executivos de pequenas e médias empresas focado no comercio exterior. Com metodologia inovadora, o IRICE irá desenvolver uma metodologia, que prepara a Empresa e o empresário para obter melhor resultado antes de vender seu produto no […]

O Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior (IRICE) e o Sebrae estão iniciando uma parceria na área de treinamento de executivos de pequenas e médias empresas focado no comercio exterior. Com metodologia inovadora, o IRICE irá desenvolver uma metodologia, que prepara a Empresa e o empresário para obter melhor resultado antes de vender seu produto no mercado internacional. Focado no E-Commerce, 100% on-line e direcionado a vendas internacionais . Muito além de um curso EAD é um Programa de Exportação individual para cada cliente, para cada empresa, feito com a ajuda de profissionais de gabarito dos credenciados pelo Sistema SEBRAE.  

O Programa nasce do entendimento que no pós-coronavírus vai haver um ambiente novo para a digitalização ampla. A metodologia vai oferecer aos pequenos negócios um programa de exportação digital, preparatório para efetivarem operações internacionais, onde o empresário constrói, junto com consultores seniores, um exclusivo e personalizado Plano de Exportação focado no mercado de vendas on-line. Se o empresário desejar, tudo pode acontecer muito rapidamente. 

Justificativa: A pandemia está a deixar fortes sequelas para os pequenos negócios. Alguns não aguentaram a transição e fecharam suas portas, outros estão trabalhando em ritmo minimalista, e alguns poucos estão aproveitando as oportunidades e se agigantando. Porém, muito além da conjuntura, temos um problema estrutural: a participação dos pequenos negócios no PIB brasileiro tem sido menor de 30% enquanto países da Europa chegam a mais de 50%. Estudos do Sebrae demonstram que se aumentar a participação das MPEs para 40% do PIB, significa garantir crescimento do PIB anual superior a 4% a.a.. Ou seja, precisamos produzir mais nas MPEs e ampliar o seu mercado de vendas, onde uma alternativa de vertente fundamental seria que pequenos negócios exportem mais. O mercado externo tem sido uma ótima oportunidade, porém, para poucos. No Brasil, menos de 1% das empresas exportam. Quem exporta não mantém regularidade, ampliar estes canais significa e facilitar o acesso das MPEs à exportação. E esta é a razão principal da proposta aqui apresentada. O cenário internacional é desafiador, e o esforço neste sentido, pode favorecer nosso país. As investidas em “Promoção Comercial” geram melhores resultados quando precedidas de correto preparo da empresa candidata a exportar.

Editor-executivo do portal Interesse Nacional. Jornalista e doutor em Relações Internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. Mestre pelo KCL e autor dos livros Brazil’s international status and recognition as an emerging power: inconsistencies and complexities (Palgrave Macmillan), Brazil, um país do presente (Alameda Editorial), O Brazil é um país sério? (Pioneira) e O Brasil voltou? (Pioneira)

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

Cadastre-se para receber nossa Newsletter