04 março 2024

Irice promove debate sobre economia verde no Brasil

Discussão tratou do Plano de Transformação Ecológica desenvolvido pelo Ministério da Fazenda

Discussão tratou do Plano de Transformação Ecológica desenvolvido pelo Ministério da Fazenda

O Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Irice) organizou nesta segunda-feira (4) um webinário sobre economia verde no Brasil. A discussão se concentrou especialmente no Plano de Transformação Ecológica lançado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 (COP28).

Com moderação do embaixador Rubens Barbosa, presidente do Irice e coordenador editorial da revista Interesse Nacional, o debate contou com a participação de Rafael Ramalho Dubeux (secretário-executivo adjunto do Ministério da Fazenda), Patrícia Ellen (cofundadora da AYA e Managing Partner da Systemiq LATAM) e Sérgio Leitão (advogado, fundador e diretor-executivo do Instituto Escolhas).

O Plano de Transformação Ecológica foi apresentada ao Sul Global com o intuito de promover o desenvolvimento sustentável e repensar a globalização. Com custo estimado entre US$ 130 bilhões e US$ 160 bilhões por ano, o plano pretende estimular investimentos que melhorem o meio ambiente e reduzam as desigualdades.

Estruturado em seis eixos – financiamento sustentável, desenvolvimento tecnológico, bioeconomia, transição energética, economia circular e infraestrutura e adaptação às mudanças climáticas – o plano prevê principalmente investimentos em infraestrutura. Entre as medidas, estão o mercado regulado de carbono, a criação de núcleos de inovação tecnológica nas universidades, a ampliação de áreas de concessões florestais, a eletrificação de frotas de ônibus, o estímulo à reciclagem e obras públicas para reduzir riscos de desastres naturais.


Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

Cadastre-se para receber nossa Newsletter