Notas de interesse de 13 de junho de 2022 – Bolsonaro pede apoio eleitoral aos EUA, NYT fala em pressão militar sobre eleições, OCDE aprova roteiro de adesão do Brasil e mais
Uma seleção das principais notícias que interessam ao posicionamento internacional do Brasil na imprensa nacional e na mídia estrangeira
Uma seleção das principais notícias que interessam ao posicionamento internacional do Brasil na imprensa nacional e na mídia estrangeira
Ajuda eleitoral dos EUA – O presidente Jair Bolsonaro pediu para o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ajudá-lo em sua tentativa de reeleição durante a reunião bilateral entre ambos, na quinta-feira. No encontro, que aconteceu às margens da Cúpula das Américas, em Los Angeles, o líder brasileiro retratou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como perigoso para os interesses dos EUA, segundo fontes com conhecimento sobre a conversa (O Globo).
Biden e Trump – Bolsonaro disse que mudou de opinião sobre seu colega americano Joe Biden. O brasileiro, que nunca escondeu ser aliado do republicano Donald Trump e que antes de embarcar para a Cúpula das Américas, em Los Angeles, voltou a levantar dúvidas sobre o sistema eleitoral dos EUA sem provas, elogiou o democrata (O Globo).
Ameaça militar – Com a foto abaixo em sua página inicial, o New York Times chamou a atenção para o fato de militares estarem agora, como Jair Bolsonaro, “levantando dúvidas sobre o processo eleitoral do Brasil, apesar da pouca evidência” (Folha).
Comitiva civil – O perfil da comitiva de Bolsonaro na reunião com Joe Biden foi bem diferente do escalado para encontros com Donald Trump. O brasileiro levou Arthur Lira (PP-AL), mostrando que tem respaldo do Congresso. Ficaram de fora os militares e Eduardo Bolsonaro – ele era próximo de Trump e estava em Washington no dia da invasão do Capitólio (Estadão).
OCDE – O conselho de ministros da OCDE aprovou o roteiro de acessão do Brasil na organização. A decisão foi tomada durante a reunião ministerial da entidade, realizada em Paris. Além do Brasil, a OCDE deu luz verde para o avanço do processo de ingresso de outros quatro países: Bulgária, Croácia, Peru e Romênia (Folha).
Editor-executivo do portal Interesse Nacional. Jornalista e doutor em Relações Internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. Mestre pelo KCL e autor dos livros Brazil’s international status and recognition as an emerging power: inconsistencies and complexities (Palgrave Macmillan), Brazil, um país do presente (Alameda Editorial), O Brazil é um país sério? (Pioneira) e O Brasil voltou? (Pioneira)
Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional