13 maio 2022

Notas de interesse de 13 de maio de 2022 – Argentina nos BRICS, fuga de jalecos, novo equilíbrio de poderes globais e mais

Uma seleção das principais notícias que interessam ao posicionamento internacional do Brasil na imprensa nacional e na mídia estrangeira.

Uma seleção das principais notícias que interessam ao posicionamento internacional do Brasil na imprensa nacional e na mídia estrangeira.

Reunião dos Líderes dos BRICS, em 2019 (Alan Santos/PR)

Argentina nos Brics – A Argentina aceitou o convite da China para participar da cúpula do Brics, marcada para o próximo mês. A notícia foi anunciada à agência de notícias oficial da Argentina pelo embaixador do país em Pequim, Sabino Vaca Narvaja. Segundo o embaixador, o convite enviado pelo presidente chinês, Xi Jinping, inclui a participação da Argentina na reunião de chanceleres do Brics que deve ocorrer na próxima semana (O Globo).

Equilíbrio de poderes – Com os líderes da Finlândia anunciando que querem que o país se junte à Otan, e todos os sinais apontando para a Suécia fazendo o mesmo, está ficando mais claro do que nunca que a tentativa de Vladimir Putin de reestruturar fundamentalmente a ordem de segurança europeia funcionou. Mas não funcionou da maneira que o presidente russo imaginou quando se trata das relações Otan-Rússia ou Rússia-EUA. A neutralidade como um status no direito internacional e uma postura de política externa não são mais vistas como formas viáveis para os países menores navegarem nas zonas de perigo das rivalidades das grandes potências (The Conversation).

Fuga de Jalecos – Especialistas em imigração dizem que uma grande oferta de vagas em hospitais e consultórios, somadas a salários atrativos, estão motivando uma onda recente de imigração de profissionais qualificados da área da saúde para terras norte-americanas. E parte dessa força está vindo do Brasil. Um levantamento realizado pelo escritório de advocacia AG Immigration com dados do Departamento de Segurança Interna dos EUA mostrou que a quantidade de brasileiros que se tornaram cidadãos americanos bateu recorde no ano fiscal de 2021: foram 12.281, um total 47,5% superior ao de 2020 (BBC News Brasil).

Preconceito – Denúncias de casos de xenofobia contra brasileiros em Portugal aumentaram 433% desde 2017 — naquele ano, a comunidade imigrante do Brasil tinha voltado a crescer. Dados são da Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial (CICDR), órgão ligado ao governo português. Em 2020, foram 96 queixas nas quais a origem da discriminação foi a nacionalidade brasileira. Em 2017, apenas 18. Entre os estrangeiros que vivem em Portugal, são os brasileiros que mais registram casos em que são vítimas de manifestações de racismo e xenofobia (BBC News Brasil).

Prisões infernais – O ex-advogado Michael Lynn disse em seu julgamento pelo roubo de vários milhões de euros que, enquanto estava na prisão aguardando extradição do Brasil, viu um prisioneiro decapitado por outros presos. Lynn depõe no Tribunal Criminal do Circuito de Dublin, na Irlanda. Ele descreveu como era a vida em uma prisão brasileira após sua prisão em agosto de 2013 no Recife. Lynn disse que as prisões no Brasil eram essencialmente administradas pelos presos (The Independent).

Editor-executivo do portal Interesse Nacional. Jornalista e doutor em Relações Internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. Mestre pelo KCL e autor dos livros Brazil’s international status and recognition as an emerging power: inconsistencies and complexities (Palgrave Macmillan), Brazil, um país do presente (Alameda Editorial), O Brazil é um país sério? (Pioneira) e O Brasil voltou? (Pioneira)

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

Cadastre-se para receber nossa Newsletter